Brasil

Igreja Católica divulga tema da Campanha da Fraternidade de 2024

Arcebispo de Aparecida sugere combate à dengue como penitência

Escrito por Meon

14 FEV 2024 - 09H24 (Atualizada em 14 FEV 2024 - 11H31)

Reprodução CNBB

O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, incentivou a população a combater o mosquito da dengue como uma forma de penitência durante o período da Quaresma, que teve início nesta Quarta-Feira de Cinzas (14).

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

"Senhor, auxilia-nos na luta contra o mosquito da dengue, que ceifa vidas. Talvez esta seja uma maneira valiosa de praticar a penitência quaresmal, demonstrando cuidado pela vida de nosso próximo", expressou Brandes durante uma missa no Santuário Nacional.

A Quaresma representa um período de preparação para a Páscoa, a data mais significativa no calendário litúrgico da Igreja Católica. Durante esse tempo, os fiéis tradicionalmente dedicam-se a reflexões, orações e atos de penitência para se prepararem para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo.

Após a missa, Dom Brandes reiterou a sugestão de combater o mosquito da dengue, considerando-o uma 'penitência moderna'.

"Uma forma valiosa de praticar a penitência quaresmal é engajarmo-nos no combate contra o mosquito da dengue, pois está ceifando vidas. A Quaresma e a Páscoa visam dignificar a vida humana", afirmou.

A Campanha da Fraternidade de 2024 aborda o tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs". Durante o período da quaresma, que vai da Quarta-feira de Cinzas à Páscoa, a proposta é refletir, principalmente, sobre a empatia.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha incentiva a reflexão sob três perspectivas:

-Encorajar as pessoas a identificar situações de inimizade que causam divisões, violência e prejudicam a dignidade dos filhos de Deus;

-Impulsionar as pessoas a se inspirarem no Evangelho, que as une como uma família;

-Agir de acordo com a proposta quaresmal, buscando uma conversão constante e promovendo esforços para mudanças pessoais e comunitárias.

A 60ª edição da Campanha da Fraternidade foi oficialmente lançada com uma celebração na sede da CNBB em Brasília, além de uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, para marcar o início da campanha.

A Campanha da Fraternidade teve origem em 1964 como uma iniciativa da CNBB para a Igreja Católica celebrar a Quaresma. Além das práticas tradicionais como orações e jejum, a campanha tem como objetivo exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico a cada ano. Ao longo das edições anteriores, temas como partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano foram abordados, sendo que em 2022, a educação foi o foco das reflexões.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.