Morreu neste sábado, 30 de agosto de 2025, às 0h40, o escritor, cartunista e humorista Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos.
Internado desde o início de agosto, o autor enfrentava um quadro de pneumonia, permanecendo em estado grave na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Na reta final de sua vida, Verissimo convivia com uma série de problemas de saúde. Sofria de doença de Parkinson, havia passado por problemas cardíacos, implantando um marcapasso em 2016, além de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021, que causou sequelas motoras e de comunicação.
Nascido em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936, ele era filho dos escritores Érico e Mafalda Verissimo.
Casado com Lúcia Helena Massa desde 1963, o casal teve três filhos: Fernanda (1964), Mariana (1967) e Pedro (1970).
Ao longo da carreira, publicou mais de 60 livros, entre crônicas, romances, contos e HQs — alguns estimam mais de 80 títulos — e vendeu milhões de exemplares.
É célebre por personagens icônicos, como o Analista de Bagé, que dá “joelhadas” nos pacientes, e a Velhinha de Taubaté, que representa uma crítica bem-humorada ao Brasil.
Além de escritor, foi também cartunista, tradutor, roteirista, dramaturgo, publicitário, revisor e saxofonista, tendo feito parte de bandas de jazz.
SJC: Câmara aprova criação do “Dia da Capital do Avião”
Data será celebrada no dia 8 de outubro
Nikolas Ferreira anuncia processo contra Lula após fala sobre PCC
Parlamentar foi acusado de defender o crime organizado
Prefeito de Taubaté sanciona lei para venda de imóveis públicos
Medida visa arrecadar R$ 11 milhões para o município
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.