A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estabeleceu novas diretrizes para os cursos de pós-graduação stricto sensu presenciais, com ênfase no uso de metodologias que combinam ambientes físicos e digitais. As novas regras, publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (9), buscam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma maior interação entre alunos e professores.
Principais mudanças:
Proibições:
Aulas gravadas: A utilização de atividades remotas assíncronas (aquelas realizadas fora do horário real) não será mais permitida para o cálculo da carga horária didática.
Cursos totalmente online: Não será permitida a oferta de cursos ou trajetos formativos inteiramente remotos para a pós-graduação presencial.
Permissões:
Aulas e seminários síncronos: Atividades que aconteçam em tempo real, como aulas online, seminários e conferências, são autorizadas, desde que realizadas através de plataformas digitais de aprendizagem.
Debates e estudos de caso: O uso de ferramentas digitais para discussões e leituras dirigidas também é permitido.
Atividades de escrita e produção científica: O desenvolvimento de artigos e outros trabalhos acadêmicos com o auxílio de recursos colaborativos online.
Orientações de pesquisa: Orientações e discussões sobre pesquisas podem ser feitas em encontros virtuais ao vivo.
Grupos de estudo e parcerias internacionais: Organizações de grupos de estudo, com participação de diversas instituições, são bem-vindas, tanto nacionais quanto internacionais.
Práticas laboratoriais virtuais: Atividades laboratoriais podem ser adaptadas para o ambiente digital por meio de simulações e tecnologias inovadoras.
Defesas e bancas online: A defesa de dissertações, teses e outros trabalhos acadêmicos poderá contar com a presença remota de avaliadores.
A Capes também reforçou que experiências de campo, atividades de vivência e eventos como palestras, cursos e seminários devem ser preferencialmente realizados de forma presencial.
Essas alterações já estão em vigor e têm o objetivo de manter um equilíbrio entre as modalidades de ensino e garantir uma educação de qualidade, alinhada com as necessidades atuais da academia.
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