Brasil

Complexo da Penha amanhece com dezenas de corpos após megaoperação

Operação deixou 64 mortos

Escrito por Meon

29 OUT 2025 - 09H50

CNN

A manhã desta quarta-feira (29) foi marcada por uma cena de horror na Praça da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Cerca de 50 corpos foram colocados em uma lona por moradores após serem retirados de áreas de mata do Complexo da Penha durante a madrugada, segundo o ativista Raull Santiago, que está no local.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

As mortes ocorrem em meio ao saldo da Operação Contenção, uma das maiores ações policiais já realizadas no estado. A megaoperação, deflagrada nesta terça-feira (28) pelas polícias Civil e Militar, mobilizou cerca de 2.500 agentes e foi considerada a mais letal da história do Rio, com 64 mortos até o momento — sendo 60 suspeitos e 4 policiais (dois civis e dois do Bope).

A operação foi resultado de mais de um ano de investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e teve como principal objetivo conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV), além de cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes e lideranças da facção.

Entre os detidos está Thiago do Nascimento Mendes, o Belão, apontado como operador financeiro do CV na Penha e braço direito do chefe da facção, Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca ou Urso. Ao todo, 81 pessoas foram presas.

As forças de segurança apreenderam 93 fuzis, número que supera a média mensal de apreensões da arma em quase todos os meses deste ano. O suporte logístico da operação incluiu drones, dois helicópteros, 32 blindados e 12 veículos de demolição.

Durante a ação, criminosos também utilizaram tecnologia: foram flagrados arremessando explosivos por meio de um drone sobre áreas de confronto.

O impacto da operação foi sentido em toda a cidade. Escolas públicas foram fechadas, unidades de saúde suspenderam o atendimento pela manhã e linhas de ônibus tiveram seus trajetos alterados devido aos confrontos e bloqueios nas vias.

As autoridades estaduais ainda não divulgaram a identidade das vítimas encontradas na Penha nem detalhes sobre as circunstâncias das mortes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.