A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (28), uma redução média de 14% nos preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras. A nova tarifa entra em vigor a partir de 1º de agosto, conforme cláusulas contratuais que preveem revisões trimestrais com base na cotação do petróleo Brent e na variação cambial (R$/US$).
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Segundo a estatal, no último trimestre, o Brent recuou 11%, enquanto o real teve valorização de 3,2% frente ao dólar — fatores que influenciam diretamente no custo de aquisição do gás. A Petrobras também destacou que mecanismos adicionais, como prêmios por performance e incentivo à demanda, podem ampliar ainda mais a redução no preço da molécula para algumas distribuidoras.
Desde dezembro de 2022, o valor da molécula já acumula queda de 32%, podendo ultrapassar 33% com os incentivos.
Apesar da queda, a Petrobras alerta que o preço final ao consumidor depende de outros componentes, como transporte, margem de distribuidoras e postos (no caso do GNV), além de tributos estaduais e federais.
Impacto no Rio de Janeiro
A concessionária Naturgy, responsável pelo fornecimento no estado do Rio de Janeiro, confirmou que a nova tarifa trará impacto direto para aproximadamente 1 milhão de clientes nos segmentos residencial, comercial, industrial e de GNV.
Na região metropolitana do Rio (Ceg), a redução média será de:
1,39% para residências (7m³/mês)
1,45% para comércios (400m³/mês)
3,73% para postos de GNV
3,47% para indústrias (3Mm³/mês)
No interior do estado (Ceg Rio), os percentuais de queda são ainda maiores:
3,50% (residencial)
4,07% (comercial)
7,27% (GNV)
5,56% (indústrias)
GNV: economia e sustentabilidade
Com cerca de 1,7 milhão de veículos convertidos e mais de 700 postos de abastecimento, o Rio de Janeiro lidera o uso de Gás Natural Veicular (GNV) no país. Segundo a Naturgy, o combustível permite economia de até 50% em relação ao etanol e à gasolina.
Além disso, os motoristas que utilizam o GNV no estado têm direito a um desconto de 62,5% no IPVA. Em média, um carro popular percorre 14 km com 1 m³ de GNV, contra 7 km com 1 litro de etanol e 10 km com 1 litro de gasolina. O GNV também emite cerca de 25% menos CO₂ que combustíveis líquidos.
A concessionária oferece em seu site um Simulador de Economia, além de um aplicativo para celulares que mostra postos, mitos sobre o combustível e dicas de segurança.
Passeios exclusivos em Nova York
O que fazer quando você busca uma experiência única
Cantores da RMVale disputam vaga no Mundial de Karaokê na Tailândia
Saiba quem são os representantes da região
Trump dá 10 dias para Putin acabar com guerra na Ucrânia
Presidente americano ameaça sanções se Rússia não avançar em negociações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.