Brasil

Petrobras anuncia redução média no preço do gás natural

Nova tarifa passa a valer a partir de agosto

Escrito por Meon

29 JUL 2025 - 10H00

reprodução

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (28), uma redução média de 14% nos preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras. A nova tarifa entra em vigor a partir de 1º de agosto, conforme cláusulas contratuais que preveem revisões trimestrais com base na cotação do petróleo Brent e na variação cambial (R$/US$).

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Segundo a estatal, no último trimestre, o Brent recuou 11%, enquanto o real teve valorização de 3,2% frente ao dólar — fatores que influenciam diretamente no custo de aquisição do gás. A Petrobras também destacou que mecanismos adicionais, como prêmios por performance e incentivo à demanda, podem ampliar ainda mais a redução no preço da molécula para algumas distribuidoras.

Desde dezembro de 2022, o valor da molécula já acumula queda de 32%, podendo ultrapassar 33% com os incentivos.

Apesar da queda, a Petrobras alerta que o preço final ao consumidor depende de outros componentes, como transporte, margem de distribuidoras e postos (no caso do GNV), além de tributos estaduais e federais.

Impacto no Rio de Janeiro

A concessionária Naturgy, responsável pelo fornecimento no estado do Rio de Janeiro, confirmou que a nova tarifa trará impacto direto para aproximadamente 1 milhão de clientes nos segmentos residencial, comercial, industrial e de GNV.

Na região metropolitana do Rio (Ceg), a redução média será de:

1,39% para residências (7m³/mês)

1,45% para comércios (400m³/mês)

3,73% para postos de GNV

3,47% para indústrias (3Mm³/mês)

No interior do estado (Ceg Rio), os percentuais de queda são ainda maiores:

3,50% (residencial)

4,07% (comercial)

7,27% (GNV)

5,56% (indústrias)

GNV: economia e sustentabilidade

Com cerca de 1,7 milhão de veículos convertidos e mais de 700 postos de abastecimento, o Rio de Janeiro lidera o uso de Gás Natural Veicular (GNV) no país. Segundo a Naturgy, o combustível permite economia de até 50% em relação ao etanol e à gasolina.

Além disso, os motoristas que utilizam o GNV no estado têm direito a um desconto de 62,5% no IPVA. Em média, um carro popular percorre 14 km com 1 m³ de GNV, contra 7 km com 1 litro de etanol e 10 km com 1 litro de gasolina. O GNV também emite cerca de 25% menos CO₂ que combustíveis líquidos.

A concessionária oferece em seu site um Simulador de Economia, além de um aplicativo para celulares que mostra postos, mitos sobre o combustível e dicas de segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.