O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgou para o público no início da noite desta segunda-feira (15/5), O relatório final sobre a tragédia envolvendo a cantora Marília Mendonça e mais quatro vítimas.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O documento concluiu que não houve falha mecânica e apontou que o julgamento do piloto no momento de aproximação da aeronave para o pouso contribuiu para o acidente.
Antes da divulgação do relatório do Cenipa para a imprensa, o advogado da família de Marília Mendonça afirmou durante uma coletiva que o acidente não foi causado por erro do piloto nem por falha da aeronave. "De modo geral, o Cenipa entende que não houve nenhum erro do piloto. Atitudes tomadas fora do plano de voo não são erradas", disse Robson Cunha.
O relatório, no entanto, diz que a decisão do piloto foi "inadequada acerca de parâmetros da operação da aeronave" no momento da aproximação com o aeroporto.
Ainda de acordo com o relatório, o piloto "possuía indicação de fazer uso de lentes corretoras devido a um diagnóstico de astigmatismo".
"Uma vez que não foi possível confirmar se o PIC [piloto] fazia uso de lentes corretoras no momento do acidente, deve-se considerar que, em uma eventual ausência das lentes, haveria certa redução da sua acuidade visual e da percepção de profundidade", diz o documento.
SOBRE O ACIDENTE
A aeronave bateu em um cabo para-raios de uma linha de transmissão de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que "possuía baixo contraste em relação à vegetação ao fundo".
No entanto, conforme as investigações, não havia necessidade de sinalização da estrutura, uma vez que a linha de transmissão estava fora da zona de proteção do aeródromo e das superfícies de aproximação ou decolagem e tinha altura inferior a 150 metros.
Por isso, segundo o Cenipa, "não representava um efeito adverso à segurança".
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.