A Prefeitura de Campos do Jordão anunciou que vai instalar sirenes em áreas consideradas de risco para deslizamentos de terra. A medida, coordenada pela Defesa Civil municipal, faz parte das ações preventivas adotadas antes do período de chuvas intensas.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, ao menos seis bairros estão mapeados como áreas de risco: Britador, Monte Carlo, Pica-pau, Vila Albertina, Vila Paulista Popular e Vila Santo Antônio. O primeiro equipamento será instalado neste último bairro, próximo à caixa d’água da Sabesp.
O coordenador da Defesa Civil, José Carlos Antunes, informou que a instalação da primeira sirene deve ocorrer até a primeira quinzena de janeiro de 2026, mas um simulado está previsto para o dia 26 de novembro. “A data exata da instalação depende de questões técnicas e de estudo de localização. A prioridade é garantir que o alerta chegue a todos os moradores das áreas vulneráveis”, explicou.
Além das sirenes, o município também vai implantar os NUPDECs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil), formados por voluntários que atuarão junto à população em situações de emergência.
A primeira sirene foi cedida pelo governo estadual, enquanto os demais equipamentos serão adquiridos pela administração municipal. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta do município e reduzir os riscos de tragédias durante o período chuvoso.
GCM de São José forma 10 novos agentes para as equipes táticas
Eles passam a integrar a GTAM e a ROMU
Moraes rejeita pedido para avaliação médica de Jair Bolsonaro
Ministro do STF apontou falta de pertinência
PF investiga fraude em licitação de R$ 5,3 milhões em São Sebastião
Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.