O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma série de investigações nos últimos meses para monitorar o repasse de R$ 450 milhões em emendas por meio de PIX, realizadas por deputados e senadores a municípios brasileiros. O objetivo é garantir maior transparência nos pagamentos e evitar possíveis escândalos de corrupção, que têm sido um temor crescente, dada a falta de critérios claros para a distribuição dos recursos.
+ Leia mais notícias do Brasil
+Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Para dar conta desse desafio, uma força-tarefa foi formada para cobrar que prefeitos de mais de 400 municípios prestem contas sobre o destino dos recursos repassados a eles. A fiscalização está sendo realizada com rigor, principalmente diante da evidência de que a distribuição dos valores foi desigual e, muitas vezes, sem justificativas claras.
A falta de critérios transparentes na distribuição das emendas é notável, como demonstrado pelos municípios que mais receberam as verbas no ano passado, incluindo Carapicuíba (SP), Boa Vista (RR), Bonfim (RR), Osasco (SP) e Caroebe (RR). Esses municípios variam em tamanho, com populações que vão de 10,6 mil a 728 mil habitantes, o que levanta questionamentos sobre a equidade e a necessidade desses repasses.
Entre os dias 20 de agosto do ano passado e 31 de janeiro deste ano, o MPF abriu 229 procedimentos administrativos para investigar os repasses realizados por pelo menos 114 parlamentares, a 224 cidades de oito estados. A medida visa assegurar que o dinheiro público seja utilizado de maneira correta e dentro dos parâmetros legais, e não se perca em possíveis esquemas de corrupção.
RMVale: SP investirá R$ 2,5 bi para modernizar travessias
Projeto será leiloado em novembro
Senado vota vetos ao licenciamento ambiental na quinta-feira (16)
Governo tenta evitar retrocessos nas regras ambientais
STJ inocenta homem preso há 15 anos por erro judicial
Francisco Mairlon foi condenado injustamente por triplo homicídio
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.