A doença de Ménière afeta cerca de 1 em cada 1.000 pessoas no mundo, sendo uma das principais causas de tontura e zumbido. No Brasil, estima-se que mais de 300 mil pessoas sofram com essa condição, que provoca crises intensas de vertigem, perda auditiva progressiva e zumbido. Embora essa doença seja amplamente conhecida, há uma série de outras condições que também podem causar sintomas semelhantes. Diversos famosos, como o Padre Fábio de Melo, a cantora britânica Jessie J e a atriz Mariana Rios sofrem da síndrome.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O Dr. Saulo Nader, conhecido popularmente como "Doutor Tontura", é um dos principais neurologistas do Brasil quando se trata de diagnóstico e tratamento de tonturas, vertigens e zumbidos. Com uma formação especializada e vasta experiência no tema, ele explica que, embora a doença de Ménière seja uma das causas mais comuns desses sintomas, existem outras condições que também podem desencadear tais crises, e o diagnóstico correto é fundamental para um tratamento eficaz.
A doença de Ménière, que é caracterizada por crises de vertigem, sensação de plenitude no ouvido, zumbido e até perda auditiva ao longo dos anos, é uma das causas mais conhecidas de tontura. Dr. Saulo explica que, na doença de Ménière, ocorre uma produção excessiva de líquido no labirinto, o que gera pressões elevadas, causando as crises. Contudo, ele enfatiza que nem todo caso de tontura com zumbido está relacionado a essa condição.
"Se o tratamento para a doença de Ménière não está funcionando, ou se as características dos sintomas não se encaixam bem com essa doença, é hora de considerar outras possibilidades", explica o neurologista. Ele destaca que existem várias outras causas que podem levar a sintomas semelhantes, como as fístulas perilinfáticas e a deiscência do canal superior.
Outra causa que muitos não conhecem, mas que deve ser considerada, é o AVC (Acidente Vascular Cerebral). Dr. Saulo explica que, em alguns casos, um AVC pode provocar tontura e zumbido, principalmente quando afeta uma artéria específica do cerebelo, responsável pela sensação de equilíbrio. "Se alguém tem uma crise súbita e intensa de vertigem, associada a zumbido e até perda de audição, um AVC deve ser uma das hipóteses levantadas", alerta o médico.
Com tantas causas diferentes para sintomas aparentemente semelhantes, o Dr. Saulo destaca a importância de um diagnóstico precoce e preciso. "O grande problema é que, muitas vezes, o diagnóstico inicial é errado, o que faz o tratamento também ser inadequado", diz. Ele reforça que, na maioria das vezes, as doenças que causam tontura e zumbido têm tratamento eficaz, desde que o diagnóstico seja feito corretamente.
"Não se assuste com os nomes difíceis e condições raras", afirma. "Essas doenças têm tratamento, e a maioria das pessoas que sofrem com esses sintomas podem melhorar bastante com a abordagem correta."
Embaixada dos EUA chama Alexandre de Moraes de “descontrolado”
Ministro estaria prejudicando relação Brasil–EUA
Câmara aprova retomada do voto secreto na PEC da Blindagem
Destaque obteve 314 votos favoráveis e 168 contrários
Ilhabela recebe jornalistas e influenciadores da Argentina e Chile
Iniciativa é promover turismo na América do Sul
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.