O trem-bala Rio-SP, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro em apenas 1h45, está previsto para iniciar suas operações em junho de 2032. Com uma extensão de 417 quilômetros, o projeto inclui paradas em sete cidades, além das capitais, proporcionando acesso a locais como Guarulhos, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende e Volta Redonda/Barra Mansa. A Estação Água Branca, em São Paulo, e a Estação Leopoldina, no Rio, marcarão o início e o fim da viagem.
Estimativas indicam que o trem poderá transportar mais de 25 milhões de passageiros anualmente. Com capacidade para atingir velocidades de até 350 km/h, o projeto, liderado pela TAV Brasil, prevê um investimento de aproximadamente R$ 75 bilhões, que será financiado por investidores privados, sem o uso de recursos públicos.
O sistema ferroviário utilizará fontes de energia renovável, resultando em uma significativa redução das emissões de carbono, equivalente a uma área de floresta de 225 km² por ano, semelhante ao tamanho do município de Recife.
Atualmente, a TAV Brasil está na fase de elaboração do EIA-RIMA (estudo de impactos ambientais), com a expectativa de obter a licença ambiental prévia até junho de 2025. As desapropriações devem ser concluídas até dezembro do mesmo ano, e a licença de instalação está prevista para junho de 2026, garantindo que o cronograma do projeto se mantenha dentro dos prazos estabelecidos.
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