Um vídeo feito por um turista do Litoral Norte de São Paulo flagrou um barco de turismo perseguindo uma baleia na Praia do Itaguá, em Ubatuba, no dia 19 de julho. A prática é considerada crime ambiental e o responsável pela embarcação já foi autuado pelo Ibama.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal no WhatsApp!
O Ibama intensificou a fiscalização na região após registrar pelo menos quatro casos de perseguição e molestamento de baleias-jubarte em 2025, diferente de 2024, quando não houve denúncias. A autuação pelo incidente prevê multa de R$ 2,5 mil, que foi dobrada para R$ 5 mil por ocorrer em Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha do Litoral Norte.
O órgão alerta que, em caso de reincidência, a empresa pode ter suas embarcações apreendidas. “Durante a migração, as baleias buscam tranquilidade para alimentação, reprodução e cuidado dos filhotes. Atitudes irresponsáveis colocam em risco a vida dos animais e a conservação da espécie”, afirmou o Ibama.
A temporada de baleias no litoral paulista acontece todo ano, com pico entre junho e julho. O turismo na região aumenta, mas existem regras rígidas para garantir o respeito aos animais e a proteção ambiental.
Para reforçar a proteção, a fiscalização segue ativa e outras embarcações suspeitas ainda estão sob investigação.
Carga especial segue viagem pela Via Dutra a partir desta sexta-feira (08)
Conjunto transportador irá de Guararema a São José
Brasil sinaliza diálogo com EUA sobre big techs e minerais estratégicos
Geraldo Alckmin afirma que o país está aberto a conversar
Fotógrafo que registrou gesto obsceno de Moraes é demitido
Imagem do ministro do STF com dedo médio erguido em jogo do Corinthians viralizou
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.