Litoral Norte

Ibama multa barco que perseguiu baleia no Litoral Norte

Fiscalização aumenta após denúncia de prática proibida em Ubatuba

Escrito por Meon

07 AGO 2025 - 21H00

Divulgação

Um vídeo feito por um turista do Litoral Norte de São Paulo flagrou um barco de turismo perseguindo uma baleia na Praia do Itaguá, em Ubatuba, no dia 19 de julho. A prática é considerada crime ambiental e o responsável pela embarcação já foi autuado pelo Ibama.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal no WhatsApp!

O Ibama intensificou a fiscalização na região após registrar pelo menos quatro casos de perseguição e molestamento de baleias-jubarte em 2025, diferente de 2024, quando não houve denúncias. A autuação pelo incidente prevê multa de R$ 2,5 mil, que foi dobrada para R$ 5 mil por ocorrer em Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha do Litoral Norte.

O órgão alerta que, em caso de reincidência, a empresa pode ter suas embarcações apreendidas. “Durante a migração, as baleias buscam tranquilidade para alimentação, reprodução e cuidado dos filhotes. Atitudes irresponsáveis colocam em risco a vida dos animais e a conservação da espécie”, afirmou o Ibama.

A temporada de baleias no litoral paulista acontece todo ano, com pico entre junho e julho. O turismo na região aumenta, mas existem regras rígidas para garantir o respeito aos animais e a proteção ambiental.

Para reforçar a proteção, a fiscalização segue ativa e outras embarcações suspeitas ainda estão sob investigação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.