STF elege Edson Fachin como novo presidente
Ele vai comandar o Supremo no próximo biênio

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quarta-feira (13) o ministro Edson Fachin como presidente da Corte para o biênio 2025-2027. Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A eleição tem caráter simbólico e segue a tradição de rotatividade por antiguidade no Tribunal, escolhendo o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado o cargo. Fachin sucede o atual presidente, Luís Roberto Barroso.
Segundo o Regimento Interno, a escolha ocorre na segunda sessão ordinária do mês anterior ao fim do mandato da presidência vigente. Além de comandar o STF, o novo presidente também assume o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representando a instância máxima do Judiciário brasileiro.
Indicado ao STF pela então presidente Dilma Rousseff (PT), Fachin tomou posse em 16 de junho de 2015. Natural de Rondinha (RS), o ministro tem 67 anos, é professor titular de Direito Civil na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduado na mesma instituição. Possui mestrado e doutorado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-doutorado no Canadá.
Posts Relacionados

Raízen oferta mais de 340 vagas em novo processo seletivo para Jovem Aprendiz

Feijão-preto dispara 91% em 2026 e atinge o maior preço em dois anos

Jovem atacada a faca pelo namorado após comemorar reeleição de Lula recebe alta no RN
