Brasil

STF elege Edson Fachin como novo presidente

Ele vai comandar o Supremo no próximo biênio

Escrito por Meon

13 AGO 2025 - 12H34 (Atualizada em 13 AGO 2025 - 12H41)

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve eleger nesta quarta-feira (13) o ministro Edson Fachin como presidente da Corte para o biênio 2025-2027. Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A eleição tem caráter simbólico e segue a tradição de rotatividade por antiguidade no Tribunal, escolhendo o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado o cargo. Fachin sucede o atual presidente, Luís Roberto Barroso.

Segundo o Regimento Interno, a escolha ocorre na segunda sessão ordinária do mês anterior ao fim do mandato da presidência vigente. Além de comandar o STF, o novo presidente também assume o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representando a instância máxima do Judiciário brasileiro.

Indicado ao STF pela então presidente Dilma Rousseff (PT), Fachin tomou posse em 16 de junho de 2015. Natural de Rondinha (RS), o ministro tem 67 anos, é professor titular de Direito Civil na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduado na mesma instituição. Possui mestrado e doutorado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-doutorado no Canadá.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.