O Supremo Tribunal Federal (STF) deve eleger nesta quarta-feira (13) o ministro Edson Fachin como presidente da Corte para o biênio 2025-2027. Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A eleição tem caráter simbólico e segue a tradição de rotatividade por antiguidade no Tribunal, escolhendo o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado o cargo. Fachin sucede o atual presidente, Luís Roberto Barroso.
Segundo o Regimento Interno, a escolha ocorre na segunda sessão ordinária do mês anterior ao fim do mandato da presidência vigente. Além de comandar o STF, o novo presidente também assume o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representando a instância máxima do Judiciário brasileiro.
Indicado ao STF pela então presidente Dilma Rousseff (PT), Fachin tomou posse em 16 de junho de 2015. Natural de Rondinha (RS), o ministro tem 67 anos, é professor titular de Direito Civil na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduado na mesma instituição. Possui mestrado e doutorado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-doutorado no Canadá.
São José Basketball recebe Liga Sorocabana no Teatrão
Joseenses buscam reabilitação no Campeonato Paulista
Cruzeiro realiza 1ª edição do “Desperta Jovem”
Veja mais informações
Lula assina MP de R$ 30 bilhões para setores afetados por tarifaço
Cerimônia contou com presenças de presidentes da Câmara e Senado
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.