Brasil

STF inicia audiências com testemunhas sobre tentativa de golpe

Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), seria ouvido

Escrito por Meon

19 MAI 2025 - 09H50 (Atualizada em 19 MAI 2025 - 10H32)

Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (19) as audiências com as testemunhas arroladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no julgamento do “núcleo 1” do processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Entre os réus está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !

A partir das 15h, o STF ouvirá cinco testemunhas de acusação por videoconferência. São elas:

-Éder Lindsay Magalhães Balbino, empresário acusado de participar da montagem de um falso dossiê sobre fraude nas urnas eletrônicas;

-Clebson Ferreira de Paula Vieira, analista de inteligência do Ministério da Justiça, que teria feito um levantamento dos municípios onde Lula e Bolsonaro tiveram votação superior a 75% no primeiro turno;

-Adiel Pereira Alcântara, ex-coordenador da PRF, suspeito de atuar para dificultar o deslocamento de eleitores no segundo turno;

-Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, que teria sido pressionado a aderir ao plano golpista;

-Carlos de Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, que também teria sido alvo de pressão para apoiar o golpe.

Receba as notícias do dia - clique AQUI

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também seria ouvido nesta segunda, mas foi dispensado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ele permanece como testemunha de defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres.

Nas ações penais do STF, os depoimentos são conduzidos por juízes-auxiliares do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. As audiências são realizadas por videoconferência e acompanhadas pelas defesas dos réus e por membros da PGR. Todos os envolvidos podem fazer perguntas às testemunhas. Após essa etapa, Moraes deve agendar os interrogatórios dos réus. O julgamento final será feito pela Primeira Turma do STF.

Leia mais notícias do Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.