As Forças de Defesa de Israel autorizaram nesta segunda-feira (19) a entrada de caminhões com ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Segundo o Exército israelense, cinco veículos, com itens como alimentos para bebês, atravessaram pela passagem de Kerem Shalom. Essa é a primeira remessa autorizada desde 2 de março, quando Israel interrompeu o envio de suprimentos ao território.
Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !
A liberação ocorre após intensa pressão de líderes internacionais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diante da grave crise humanitária em Gaza. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu cedeu parcialmente e permitiu a entrada limitada de ajuda.
De acordo com Tom Fletcher, chefe de ajuda humanitária da ONU, foram liberados nove caminhões, mas ele afirmou que o volume é insuficiente. “É uma gota no oceano do que é urgentemente necessário”, declarou. Ele também defendeu um fluxo contínuo de ajuda por múltiplas rotas e a entrada de produtos comerciais para apoiar os esforços humanitários.
Receba as notícias do dia - clique AQUI
Enquanto isso, o Exército israelense iniciou uma nova ampla ofensiva terrestre em Gaza, com operações no norte e sul do território. Imagens divulgadas mostram soldados em meio aos escombros e tanques disparando. A ofensiva é acompanhada por bombardeios aéreos, que, segundo Israel, visam enfraquecer a estrutura do grupo Hamas, classificado como organização terrorista por países como Estados Unidos, Israel e União Europeia.
O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, afirmou que os ataques israelenses mataram mais de 600 pessoas desde 11 de maio, incluindo mulheres e crianças. Somente no domingo (18), mais de 130 pessoas morreram, e outras 52 vítimas foram registradas nesta segunda-feira, de acordo com a Defesa Civil local.
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões
Próximo sorteio será sábado (21)
Moradores de Barcelona protestam contra turismo exagerado
Ativistas reclamam do impacto no cotidiano
Fluminense pressiona, mas empate com Borussia marca estreia no Mundial
Arias se destaca, mas Tricolor não consegue furar defesa alemã
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.