A trajetória da dívida pública bruta do governo federal (ou DBGG, como é chamada nos relatórios públicos) poderá atingir um pico em 2028 — com o valor correspondendo a 84,3% do Produto Interno Bruto (PIB). É o que mostra o Relatório de Projeções Fiscais, divulgado pelo Tesouro Nacional neste mês.
Para analistas ouvidos pela reportagem, os números sinalizam dívida pública está fora de controle, e que as atuais regras são "insustentáveis" para conter o agravamento da situação fiscal.
Os dados mostram piora a médio e longo prazo.
Em estimativa anterior, divulgada em dezembro de 2024, o pico da DBGG estava previsto para 2027.
A trajetória atingiria 81,8% do PIB e seguiria caminho descendente, até chegar a 75,6% em 2034. Salvaguarda 2025, que foi de 79,7% para 79%, todas as percentagens registraram alta no relatório.
Na comparação com 2024, a projeção do Tesouro também é de aumento da dívida para 2025. No ano passado, o valor correspondia a 76,5% do PIB — este ano, como citado acima, o valor corresponderá a 79%.
São José realiza Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Evento acontece de 11 a 15 de agosto com palestra e atividades
Haddad anuncia cancelamento de reunião com os EUA
Ministro se reuniria com secretários para tratar o tarifaço
Sabesp retoma atendimento presencial em agência de Caraguá
Unidade fica localizada no centro da cidade
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.