O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (11) o cancelamento da reunião virtual que teria com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro, previsto para discutir estratégias de apoio diante da nova tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros, não ocorreu após declarações públicas do deputado Eduardo Bolsonaro contrárias ao diálogo entre os dois países. Oficialmente, a justificativa para o cancelamento foi “falta de agenda”.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A tarifa adicional de 40%, somada aos 10% já existentes, atinge itens como carne e café e afeta uma parcela relevante das exportações brasileiras. Haddad afirmou que o tema comercial não é prioridade para o governo norte-americano no momento e que o Brasil avalia diversificar seus parceiros comerciais.
Sobre o pacote de ajuda aos setores impactados, o ministro disse que as medidas deverão respeitar a meta fiscal e alertou que a sobretaxa pode ter efeitos deflacionários na economia. Entre as alternativas em estudo estão um financiamento emergencial para empresas afetadas e um programa de compras governamentais para adquirir produtos que perderiam o mercado americano, de modo a reduzir os prejuízos causados pela nova política tarifária.
Conmebol toma medidas para diminuir cera e catimba nos jogos
Iniciativa visa aumentar tempo efetivo de jogo para 60 minutos
São José intensifica vacinação contra HPV
Ação é voltada para jovens de 15 a 19 anos
Influenciador acusado por Felca já é investigado pelo MP
Hytalo Santos é supeito de exploração de menores
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.