O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, nesta quinta-feira (30), cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por abuso de poder. A votação foi concluída com cinco votos favoráveis e dois contrários, resultando na inelegibilidade da parlamentar por oito anos. Zambelli é acusada de disseminar informações falsas sobre as eleições de 2022, montando uma "teia de desinformação" através de suas redes sociais e sites.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O pedido de cassação foi feito pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que destacou publicações de Zambelli questionando a integridade do pleito e atacando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa da deputada alegou que as postagens não foram impulsionadas financeiramente e que não há evidências concretas de que as informações divulgadas causaram impacto direto.
Apesar da decisão, Zambelli ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nota, ela se manifestou, chamando a decisão de "perseguição política" e reafirmando seu compromisso com a luta por "um Brasil próspero e digno".
Defesa Civil SP alerta para frio intenso em todo estado até quarta-feira (22)
Governo do Estado mobiliza abrigos desde domingo (19)
Lula deve anunciar novo ministro do STF e nomear Boulos antes de viagem à Ásia
Presidente embarca nesta terça-feira (21)
Suicídio entre mulheres acima dos 40 anos cresce no mundo
Especialistas apontam menopausa como fator de risco
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.