Brasil

TSE abre investigação contra Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral

Pedidos se baseiam nos ataques do presidente à segurança das urnas eletrônicas

Escrito por Gabriel Campoy

02 AGO 2021 - 21H23 (Atualizada em 02 AGO 2021 - 21H38)

Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovaram no início da noite desta segunda-feira (2) a abertura de um inquérito para apurar a legitimidade dos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à lisura das eleições do próximo ano.

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, propôs converter em investigação o procedimento administrativo que apurava a consistência das alegações de fraude no sistema eleitoral. Inquirido sobre a apresentação de provas, o presidente da República até o momento não as apresentou.

De acordo com a portaria de instauração, lida pelo ministro Luís Roberto Barroso em sessão plenária, o objetivo do procedimento será apurar fatos que “possam configurar abuso de poder econômico e político”, além do “uso indevido dos meios de comunicação, corrupção, fraude, condutas vedadas a agente públicos e propaganda extemporânea de problemas ao sistema eletrônico de votação e na legitimidade das atualizações de 2022”.

Segundo o corregedor, o procedimento administrativo investigatório ocorrerá sob sigilo . “O inquérito tramitará em caráter sigiloso, ressalvando-se os elementos de prova que, já documentados, digam respeito ao exercício do direito de defesa”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.