Por Vinicius Assis Em Brasil

Visitas em presídio federais são suspensas por, no mínimo, mais 30 dias

Os encontros com os presidiários estão suspensos desde março por conta da pandemia de Covid-19

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil
A proibição serve para barrar o avanço da Covid-19 nos presídios


O Ministério de Justiça e Segurança Pública divulgou nesta quarta-feira (29) a prorrogação na suspensão das visitas a presídios federais por, pelo menos, mais 30 dias. A proibição dos encontros começou em março, com forma de prevenção ao contágio da Covid-19 na carceragem. Apesar disso, existem condições excepcionais que autorizam os presos a receberem visitas.

A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) e já está em vigor.

A suspensão das visitas teve início em 16 de março, quando a suspensão deveria ser de apenas 15 dias, mas foi prolongada por conta do avanço da doença em todo o país. Desde então as proibições nos encontros estão sendo renovadas. Estão suspensas as visitas sociais, atendimentos de advogados e escoltas de presos.

As únicas exceções que permitem que os presidiários participem de encontros pessoalmente é o atendimento de advogados em decorrência de necessidades urgentes ou que envolvam prazos de processos que não foram suspensos. Além disso, a escolta também pode ser feita, mas apenas por decisões judiciais.

A medida segue acontecendo pelo mesmo motivo, manter o isolamento e prevenir os presidiários de serem contaminados pela doença.

De acordo com um levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), publicado na última semana sobre o avanço da Covid-19 nos presídios, os casos da doença na carceragem já chegam a 13.778. O dado representa um aumento de 99,3% nos números de presos infectados. O número de casos na região não foi informado.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.