O Governo de São Paulo ampliou as ferramentas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica com o lançamento do aplicativo SP Mulher Segura, disponível gratuitamente para celulares iOS e Android. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública, integra a rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher e ganha destaque durante a campanha Agosto Lilás.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O app permite o registro de boletins de ocorrência online, 24 horas por dia, sem a necessidade de a vítima sair de casa. Além disso, oferece o botão do pânico, recurso exclusivo para mulheres que já possuem medidas protetivas. Ao ser acionado, o pedido de ajuda é enviado diretamente para a central da Polícia Militar, que recebe a localização em tempo real e despacha uma viatura para o local. O sistema cruza dados com tornozeleiras eletrônicas, alertando o Copom caso o agressor esteja em aproximação.
Outro diferencial é a integração com a Cabine Lilás, serviço especializado da PM que presta atendimento exclusivo a mulheres em cidades como São Paulo, Campinas, Sorocaba, Bauru, São José dos Campos e São José do Rio Preto. O aplicativo também reúne informações e links úteis de acolhimento, como os serviços da Defensoria Pública, Ministério Público e o protocolo Não se Cale, além do Portal da Mulher Paulista.
De janeiro a julho deste ano, foram feitos 67.990 pedidos de medidas protetivas no estado, um aumento de 22,3% em relação ao mesmo período de 2024. Para o governo, os números refletem tanto o crescimento da violência doméstica quanto a ampliação da rede de apoio.
O SP Mulher Segura integra as ações do movimento SP por Todas, que busca fortalecer políticas públicas de proteção, acolhimento e autonomia financeira para mulheres. Mais informações estão disponíveis em **[www.spportodas.sp.gov.br](http://www.spportodas.sp.gov.br)**.
Alunas do Instituto Alpha Lumen no FIRST Global Challenge 2025
Será a 1º vez que a RMvale terá representantes na competição de robótica
Jacareí inicia segunda semana do "Participa" nesta terça-feira (19)
Iniciativa visa discutir Lei Orçamentária Anual
SJC: Morador de condomínio é vítima de sequestro relâmpago
Crime ocorreu em frente a uma clínica na Vila Ema
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.