A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abre nesta terça-feira (30) as inscrições para o curso gratuito “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”, voltado a profissionais da rede de apoio, como promotores, delegados, assistentes sociais, entre outros.
+ Leia mais notícias do Estado de São Paulo
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A iniciativa marca a entrada do programa TODAS in-Rede na plataforma ‘Escola da Inclusão’, fruto de parceria entre a SEDPcD e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Com aulas on-line e gratuitas, as inscrições vão até 29 de agosto e estão disponíveis no site: https://apps.univesp.br/sdpd/
“O curso fala sobre como a mulher com deficiência vítima de violência deve ser recebida, atendida e acolhida por profissionais da rede proteção da melhor forma possível. É necessário que todos os profissionais saibam como receber e lidar com essas mulheres, fazendo os encaminhamentos necessários e prestando as orientações adequadas”, afirma a coordenadora do programa TODAS in-Rede da Secretaria, Caroline Reis.
As aulas são ministradas por profissionais especialistas no tema e divididas em quatro módulos, com aulas gravadas, indicação de material pedagógico e supervisores. O curso “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência” inclui aulas sobre marcadores sociais de gênero e raça, capacitismo, história da mulher com deficiência, tipos de deficiência (intelectual, TEA, auditiva, visual, surdocegueira, física), legislação e tipificação da violência, escuta qualificada, acessibilidade, tecnologias assistivas e comunicação alternativa, destacando a importância do trabalho em rede.
Como parte da Escola da Inclusão, o curso é desenvolvido com ferramentas de acessibilidade, como Libras e audiodescrição, e conta com certificação. As aulas ficam disponíveis a partir de 09 de setembro e término em 09 de novembro.
Escola da Inclusão
Diante da missão de proporcionar um ambiente educacional acessível e acolhedor para pessoas com e sem deficiência, a escola busca capacitar indivíduos para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades. O objetivo da Escola da Inclusão é formar cidadãos comprometidos com as causas das pessoas com deficiência, como a acessibilidade comunicacional, empregabilidade e liderança. A escola é projetada em ambiente virtual exclusivo da Univesp para garantir a participação plena de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.
TODAS in-Rede
O programa TODAS in-Rede foi criado em 2020, e oferece cursos voltados diretamente às mulheres com deficiência com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; e curso de capacitação voltado aos profissionais que atuam em redes de proteção e lidam com mulheres com deficiência que foram ou são vítimas de violência. Mais informações no site https://pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.