A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (28) a Operação “Swap Oculto”, visando desmantelar um esquema de fraude bancária que envolvia funcionários de uma instituição financeira e causou prejuízo superior a R$ 11 milhões. A ação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em Sorocaba, Praia Grande, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e na capital paulista, além de cidades nos estados de Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A investigação foi conduzida pela 4ª Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). O banco vítima identificou movimentações financeiras suspeitas em contas corporativas de clientes, que motivaram o rastreamento dos envolvidos.
Segundo as apurações, colaboradores do banco utilizaram credenciais internas para burlar protocolos de segurança e habilitar IDs corporativos de forma indevida, permitindo que terceiros acessassem contas e desviassem valores sem autorização dos titulares. Uma das empresas afetadas teve pelo menos R$ 7,9 milhões desviados após a habilitação irregular de um novo ID.
“O crime interno, feito por funcionários das próprias instituições financeiras, é uma porta de entrada para grandes fraudes. Estamos cada vez mais atentos a essas situações”, destacou o delegado Paulo Eduardo Barbosa, da DCCiber.
Os valores desviados foram movimentados por meio de contas de “laranjas” e empresas de fachada, e parte do montante foi convertida em criptomoedas do tipo USDT (Tether), enviadas para carteiras digitais externas. Aproximadamente 220 mil dólares em criptoativos foram bloqueados judicialmente.
As diligências continuam para identificar outros beneficiários e recuperar o total dos recursos desviados.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.