Estado de São Paulo

Uber inicia projeto piloto que permite viagens apenas com motoristas mulheres

São José está entre as cidades participantes

Escrito por Rubens Baracho

06 NOV 2025 - 15H30

Bigstock

A Uber anunciou o início de um projeto piloto no Brasil que permitirá que usuárias escolham viajar apenas com motoristas mulheres. A novidade, apresentada durante um evento em São Paulo, faz parte do compromisso da empresa em ampliar o conforto e a segurança para mulheres e pessoas não binárias que utilizam a plataforma.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

De acordo com a diretora-geral da Uber no Brasil, Silvia Penna, o recurso começa a ser testado a partir da última quinta-feira (28) nas cidades de Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande. O piloto será implementado em três formatos distintos, adaptados às diferentes necessidades das usuárias.

O primeiro é o Reserve Mulheres Motoristas, que permite agendar viagens com antecedência mínima de 30 minutos, escolhendo a opção “Mulheres Motoristas” no Uber Reserve. Essa funcionalidade estará disponível em todas as cidades participantes da fase inicial.

Outra novidade é a Preferência das Mulheres, que poderá ser ativada nas configurações do aplicativo. Com essa opção marcada, o sistema priorizará o envio de uma motorista mulher para atender a corrida no UberX. No entanto, o pareamento dependerá da disponibilidade de motoristas na região — se o tempo de espera for muito longo, o pedido será automaticamente redirecionado para o motorista mais próximo.

Por fim, o formato Mulheres Motoristas, disponível inicialmente apenas em Piracicaba, permitirá que as usuárias escolham diretamente essa opção na tela inicial do aplicativo. Caso não haja disponibilidade imediata, o aplicativo perguntará se a usuária prefere continuar aguardando ou ser atendida pelo motorista mais próximo.

Segundo a Uber, o projeto faz parte de uma série de iniciativas voltadas à segurança e à ampliação da participação feminina na plataforma, tanto entre passageiras quanto entre motoristas parceiras.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.