Por Cláudio Rodrigues Em Coronavírus

Caraguatatuba chega a 12 casos de coronavírus; UPA Central tem atendimento exclusivo para Covid-19

Em Caraguá, o paciente tem à disposição três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), sendo uma delas (UPA Central) exclusiva para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 (novo coronavírus)

Divulgação
Divulgação
No mesmo boletim, a secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou 418 notificações de síndrome gripal


A prefeitura de Caraguatatuba divulgou, na tarde desta quarta-feira (15), os números de casos confirmados de Covid-19. Agora o município tem 12 casos. No mesmo boletim, a secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou 418 notificações de síndrome gripal.

Caso a pessoa apresente sintomas compatíveis à Covid-19, é fundamental seguir as orientações do Ministério da Saúde e da autoridade epidemiológica da cidade. A principal delas é procurar atendimento médico.

Em Caraguá, o paciente tem à disposição três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), sendo uma delas (UPA Central) exclusiva para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 (novo coronavírus).

Em caso de situações extremas, o paciente com suspeita de Covid-19 será submetido a uma radiografia ou tomografia para ver a condição do pulmão.

Dúvidas

O novo coronavírus (Covid-19) tem sido alvo de muitas dúvidas. A principal delas é quanto aos sintomas e como diferenciá-la de outras síndromes gripais, já que existem diversas semelhanças com a gripe (H1N1) – e resfriado, podendo confundir o paciente.

No caso da febre, por exemplo, é comum que pacientes com H1N1 e Covid-19 apresentem o sintoma. Já o cansaço, é comum aparecer apenas em casos de gripe. A tosse seca também é comum em ambas às situações. Um dos sintomas mais comuns, e que diferencia a Covid-19 de outras síndromes, é a falta de ar. Nessa situação, o sintoma pode aparecer às vezes.

Coriza ou nariz entupido é muito comum em resfriados. Em casos Covid-19, o sintoma é muito raro e pode acontecer às vezes em gripes. Outra característica forte do resfriado é dor de garganta. Esse sintoma pode aparecer às vezes em casos de gripe e Covid-19.

Os sintomas de síndrome gripal (febre alta associada à tosse; ou coriza; ou falta de ar) podem, ou não, ser um caso de Covid-19, podendo evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

A preocupação dos especialistas em saúde é com pessoas assintomáticas contaminadas com a Covid-19. Por não apresentar sintomas, o trabalho para diagnosticar os infectados fica ainda mais difícil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cláudio Rodrigues, em Coronavírus

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.