Coronavírus

Idoso recebe alta após 69 dias internado por Covid-19 em Caraguatatuba

Ele tinha comorbidade e era fumante

Escrito por Meon

21 JAN 2021 - 08H37

Divulgação/Caraguatatuba

Osvaldinho de Araújo Novaes, de 63 anos, nasceu novamente. “Eu tive que reaprender a andar, respirar, comer”, comentou o senhor que passou 69 dias internado na Santa Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba. Ele contraiu a Covid-19.

Morador da região Sul, ele deu entrada na UPA Covid com dores no peito, fadiga e falta de ar. O aposentado, fumante desde os 12 anos e com comorbidades, não precisou ser intubado, mas durante todo esse período foi necessária a ventilação mecânica invasiva (VMI).

Durante o tratamento recebido durante a internação, ele decidiu que vai abandonar o cigarro de vez. “Nunca mais quero saber disso. Eu já decidi ter outra vida, eu ganhei outra vida”.

Para o aposentado, é necessário ter consciência e manter o distanciamento social, por isso faz um alerta: “precisamos seguir as orientações dos profissionais; parar e pensar mil vezes, se for necessário, porque isso não é brincadeira e a doença está aí”.

Os quase 70 dias serviram como experiência. “Imagina o que é você querer dormir bem e não conseguir, ou querer beber água e não poder. Tudo isso foi uma lição de vida”.

Na sua fé, durante o tratamento, ele aproveitou para escreveu um recado à médica: “Se eu sair daqui com 45% do meu pulmão recuperado, saio vitorioso”. Segundo a equipe médica, seu pulmão está 60% bem. “Um resultado acima do esperado; uma vitória”, comemorou.

Caraguatatuba tem  5526 casos confirmados da doença, sendo 134 mortes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Coronavírus

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.