Litoral Norte

Caraguatatuba confirma primeira morte por dengue

RMVale chega a 144 mortes neste ano

Escrito por Meon

06 MAI 2024 - 16H19 (Atualizada em 06 MAI 2024 - 17H44)

Reprodução

Após o registro da primeira morte por dengue em Caraguatatuba, a região do vale do paraíba chega a 144 mortes pela doença em 2024. 

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: 

Confirmada a primeira morte por dengue em Caraguatatuba. Trata-se de uma paciente que tinha comorbidades prévias, 85 anos. Ela apresentava um quadro de diverticulite crônica e foi submetida a uma cirurgia devido a uma úlcera duodenal. Sua morte foi em 30 de março de 2024, no Hospital Regional do Litoral Norte.

A idosa era moradora do bairro Indaiá. Segunda a prefeitura a confirmação da morte foi feita por laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz e por investigação clínica e epidemiológica da paciente. Dos três casos em investigação, esse foi o único confirmado por motivo de dengue. O segundo caso foi descartado e o terceiro caso ainda está em investigação.

Caraguatatuba registra em 2024, um total de 4.241 casos positivos da doença. Em janeiro foram 101 casos confirmados, enquanto em fevereiro 319, em março 2.004 e em abril 1.816. A Prefeitura reforça que o município encontra-se em epidemia e que os cuidados precisam ser intensificados, principalmente na eliminação de possíveis criadouros.

O aumento dos casos de dengue tem provocado, inclusive, a sobrecarga de atendimento nas três Unidades de Pronto Atendimento (Centro, Sul e Norte). Além da sobrecarga nas UPAs, o reflexo tem sido sentido também nas unidades de retaguarda: Casa de Saúde Stella Maris e Hospital Regional. Os hospitais estão com lotação máxima nas Enfermarias e UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).

Vistoria e multas

A Prefeitura de Caraguatatuba já realizou mais de 13 mil vistorias em imóveis de Norte a Sul do município. Foram mais de 7 mil inspeções realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e mais de 6,5 mil vistorias feitas pelos Agentes de Zoonoses.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atua na fiscalização de residências e comércios que descumprem as estratégias para conter a proliferação do mosquito.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.