Litoral Norte

Ciclone trará chuvas intensas para o Litoral nos próximos dias

Tempestade pode provocar ventos de até 83 km/h

Escrito por Samantha Pinto

15 FEV 2024 - 14H41 (Atualizada em 15 FEV 2024 - 15H40)

Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico especial de nível vermelho para áreas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, válido até as 18h desta quinta-feira (15). Essa informação foi confirmada em nota técnica conjunta do Inmet e da Marinha do Brasil.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O alerta abrange o sul fluminense, o Litoral Norte, o Vale do Paraíba e a região metropolitana do Rio de Janeiro, indicando grande perigo nessas localidades.

Segundo o Inmet, um ciclone subtropical está previsto para se formar em alto-mar, cerca de 230 km a sudeste da costa do município de Arraial do Cabo (RJ), com deslocamento para leste e, posteriormente, para sul/sudoeste.

Esse fenômeno resultará em chuvas intensas no litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro.

O ciclone pode se deslocar em direção ao litoral do Paraná nos próximos dias, gerando instabilidades e ganhando força principalmente nas regiões leste de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de outras áreas da região Sul, como o norte do Paraná, onde há possibilidade de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento.

 O ciclone subtropical pode provocar ventos de até 83 km/h, principalmente no entorno sul e sudeste do ciclone, até a noite da próxima terça-feira (20), caso as condições atmosféricas se mantenham.

O Inmet recomenda que os moradores das áreas afetadas pelos temporais desliguem os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurradas ou situações similares, é aconselhável proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Em situações de grande perigo confirmado, as pessoas devem procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre ou debaixo de árvores, além de buscar mais informações junto à Defesa Civil do município (199) e solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros Militar (193).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.