Litoral Norte

Escola Livre de Cinema Caiçara tem inscrições prorrogadas

Curso no Litoral Norte é gratuito

Escrito por Meon

14 ABR 2024 - 14H20

Divulgação

As inscrições para o curso profissionalizante de audiovisual da Escola Livre de Cinema Caiçara foram estendidas até 18 de abril. Jovens de 18 a 29 anos, moradores de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, têm a oportunidade de se especializar no mercado audiovisual gratuitamente.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Para se inscrever, utilize o formulário disponível em https://forms.gle/8hvZaHZTmfjdZnno6 ou acesse o perfil do Instagram @escoladecinemacaicara. As aulas começam em 29/04 e vão até dezembro. São 40 vagas disponíveis, e um conselho pedagógico fará a seleção, priorizando o interesse demonstrado na formação.

A Escola Livre de Cinema Caiçara é uma iniciativa da produtora DBM, do coletivo Citronela Doc - Festival de Documentários de Ilhabela e da Chocadeira: incubadora de projetos culturais, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura - Governo Federal, e da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião (FUNDASS).

O curso acontecerá presencialmente na Videoteca Municipal de São Sebastião, de abril a dezembro de 2024, oferecendo 40 vagas. Vinte e quatro alunos receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 350 para despesas de transporte e alimentação. Vinte bolsas são destinadas a mulheres, negros, indígenas e membros de comunidades caiçaras, com prioridade para os de menor renda, LGBTQIAP+ e participantes do PROUNI, e mais quatro bolsas para pessoas com deficiência.

Adaptações serão feitas para alunos com deficiência, como tecnologia de transcrição e tradutores de libras. Não é necessária experiência prévia no mercado audiovisual nem comprovação de escolaridade mínima para se inscrever.

O curso será ministrado por professores locais e nacionais, incluindo Francisco Cesar Filho, diretor e produtor, e Juliana Borges, roteirista e documentarista. Na primeira fase, haverá 16 semanas de teoria, abordando introdução ao cinema, desenvolvimento de projetos, direção, cinematografia, roteiro, entre outros. Na segunda fase, 16 semanas serão dedicadas a práticas, com uma verba de R$ 40 mil para produção audiovisual.

A coordenação da segunda etapa será feita por Juliana Borges. O Citronela DOC promove o festival de documentários e participa de debates culturais na região. Ilhabela também estabeleceu o escritório de cinema Ilhacine para facilitar atividades audiovisuais.

Os alunos devem ter disponibilidade para aulas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, em São Sebastião, e participar do encontro de integração em 27/04/2024. Devem comprometer-se a frequentar pelo menos 70% das aulas teóricas e práticas. Os inscritos podem ser chamados para entrevistas de seleção, portanto, fiquem atentos aos e-mails e redes sociais da escola.

Endereço da Escola Videoteca Municipal: Rua Manoel Rufino, 15, Centro Histórico

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.