Litoral Norte

Ilhabela e São José recebem prêmio "Município Destaque na Alfabetização"

Programa Alfabetiza Juntos foi lançado durante evento

Escrito por Samantha Pinto

21 FEV 2024 - 16H00 (Atualizada em 21 FEV 2024 - 16H39)

Divulgação

Nesta terça-feira (20), as cidades de Ilhabela e São José dos Campos foram agraciadas com o prêmio "Município Destaque na Alfabetização" durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos, evento realizado na Sala São Paulo e que contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O prefeito Toninho Colucci recebeu a distinção, acompanhado pela secretária municipal de Educação, Lídia Sarmento.

“Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, Ilhabela está entre os 60 municípios destaque no crescimento da alfabetização. Nos sentimos honrados em receber esta premiação das mãos do Governador Tarcísio. Esse reconhecimento mostra que nossa administração está no caminho certo, colocando a Educação em primeiro lugar e investindo muito nas nossas crianças”, destacou o prefeito de Ilhabela.

São José dos Campos destaca-se entre as cidades do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes pela excelência na fluência leitora, registrando 73% de alunos leitores, conforme dados da Secretaria da Educação do Estado. 

De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, o prêmio reconhece o trabalho conjunto e diário dos mais de 6.000 profissionais da Educação municipal. Esses profissionais dedicam-se a oferecer o melhor aos mais de 80 mil estudantes da rede, especialmente por meio de ações de alfabetização na Educação Infantil, a partir do Pré 2, e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Essas ações "garantem direitos aos estudantes e ampliam o acesso ao conhecimento".

O Programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa do Governo de São Paulo, visa unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino em um objetivo comum: garantir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. A meta até 2026 é alcançar no mínimo 90% de crianças leitoras no Estado. Para isso, o governo estadual fornecerá materiais didáticos aos municípios, contribuindo para a formação dos professores e ampliando a avaliação da fluência na leitura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.