O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, anunciou que deixará o cargo para assumir uma vaga de suplente na Câmara dos Deputados. Ele ocupará o posto deixado por Guilherme Boulos (PSOL-SP), convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar a Secretaria-Geral da Presidência da República.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
“Eu vou deixar o cargo no CNPq para assumir a vaga. Decidi isso depois de uma conversa com Boulos e Marina [Silva]. A minha ideia é usar esse tempo para apoiar as instituições ligadas à ciência no país na discussão orçamentária que acontece nessa época do ano”, afirmou Galvão em entrevista ao *g1*.
Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Galvão ganhou destaque nacional em 2019, quando foi exonerado do cargo após divergências públicas com o então presidente Jair Bolsonaro sobre os dados de desmatamento na Amazônia. Em 2022, concorreu a deputado federal pela Rede Sustentabilidade, partido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ficando como suplente.
A decisão de assumir o mandato ocorreu após uma reunião realizada na quarta-feira (23) com Boulos e Marina Silva. Galvão afirmou que tinha dúvidas sobre o tempo de permanência na Câmara, mas recebeu garantias de que poderá ocupar o assento até, pelo menos, março de 2026.
“Conversei com a ministra e com Boulos, que me garantiram que eu teria a cadeira até pelo menos março do ano que vem. Com isso, decidi deixar o conselho e assumir o cargo”, explicou.
Galvão destacou que pretende focar sua atuação parlamentar na defesa do orçamento para ciência e tecnologia. “Eu já estou articulando para estar na Comissão de Ciência, porque quero atuar no debate do orçamento de 2026. Temos várias unidades de pesquisa no país com pouco recurso, e o meu objetivo é ajudar a mudar isso”, afirmou.
A posse de Ricardo Galvão como deputado federal deve ocorrer nos próximos dias.
Grupo de elite dos EUA que matou Bin Laden é visto perto da Venezuela
Helicópteros do batalhão “Night Stalkers” sobrevoaram país
Caixa anuncia fundo imobiliário para capitalizar os Correios
Imóveis da estatal podem ser usados na operação
Homem é preso por tentar furtar gasolina de oleoduto da Petrobras
Perfuração do duto causou risco de explosão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.