Litoral Norte

Ilhabela intensifica campanha “Agosto Lilás”

Iniciativa visa combater violência contra a mulher

Escrito por Meon

12 AGO 2025 - 10H30

reprodução

A Prefeitura de Ilhabela promove durante o mês de agosto a campanha “Agosto Lilás – Violência não tem desculpa! Tem lei!”, focada na prevenção e combate à violência contra a mulher. A iniciativa busca conscientizar a população, fortalecer a rede de apoio e incentivar denúncias.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Dados do sistema SINANet apontam que, entre 2020 e 2024, Ilhabela registrou 308 casos de violência interpessoal, sendo a violência o terceiro agravo mais notificado na cidade. O ano de 2024 teve o maior número, com 241 vítimas, principalmente mulheres jovens e adultas entre 19 e 39 anos. Entre meninas de 4 a 18 anos, a violência sexual é o tipo mais frequente.

O ambiente doméstico é o principal local das agressões, cometidas majoritariamente por pessoas próximas: companheiros (27%), ex-companheiros (15%), amigos (10%), namorado ou pai (6%), filho (5%) e padrasto (4%). Além disso, 42% das vítimas se declaram negras ou pardas, evidenciando desigualdades estruturais no problema. Na Delegacia de Ilhabela, a violência psicológica lidera os registros (48%), seguida da física (22%) e sexual (13%). A região central concentra 80% das ocorrências.

Para enfrentar essa realidade, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e da Saúde, reforça a rede de atendimento, que inclui Delegacia, CREAS, CRAS e Unidades Básicas de Saúde.

No calendário do “Agosto Lilás”, estão previstas rodas de conversa no CRAS e nas comunidades tradicionais de Castelhanos e Bonete, além de atividades nas salas de espera das unidades de saúde e campanhas em espaços públicos como Paço Municipal, Hospital Mário Covas Junior, comércio e transporte coletivo.

Para denúncias e informações, a população pode recorrer ao Disque 180, Delegacia de Polícia, CRAS, CREAS e unidades de saúde municipais.

Programação da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social:

Segunda a sexta: Grupo de sala de espera no CRAS, manhã e tarde

12/08: Roda de conversa na comunidade de Castelhanos, manhã e tarde

20/08: Roda de conversa no CRAS, manhã

21/08: Roda de conversa na comunidade do Bonete, manhã e tarde

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.