A Prefeitura de Ilhabela promove durante o mês de agosto a campanha “Agosto Lilás – Violência não tem desculpa! Tem lei!”, focada na prevenção e combate à violência contra a mulher. A iniciativa busca conscientizar a população, fortalecer a rede de apoio e incentivar denúncias.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Dados do sistema SINANet apontam que, entre 2020 e 2024, Ilhabela registrou 308 casos de violência interpessoal, sendo a violência o terceiro agravo mais notificado na cidade. O ano de 2024 teve o maior número, com 241 vítimas, principalmente mulheres jovens e adultas entre 19 e 39 anos. Entre meninas de 4 a 18 anos, a violência sexual é o tipo mais frequente.
O ambiente doméstico é o principal local das agressões, cometidas majoritariamente por pessoas próximas: companheiros (27%), ex-companheiros (15%), amigos (10%), namorado ou pai (6%), filho (5%) e padrasto (4%). Além disso, 42% das vítimas se declaram negras ou pardas, evidenciando desigualdades estruturais no problema. Na Delegacia de Ilhabela, a violência psicológica lidera os registros (48%), seguida da física (22%) e sexual (13%). A região central concentra 80% das ocorrências.
Para enfrentar essa realidade, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e da Saúde, reforça a rede de atendimento, que inclui Delegacia, CREAS, CRAS e Unidades Básicas de Saúde.
No calendário do “Agosto Lilás”, estão previstas rodas de conversa no CRAS e nas comunidades tradicionais de Castelhanos e Bonete, além de atividades nas salas de espera das unidades de saúde e campanhas em espaços públicos como Paço Municipal, Hospital Mário Covas Junior, comércio e transporte coletivo.
Para denúncias e informações, a população pode recorrer ao Disque 180, Delegacia de Polícia, CRAS, CREAS e unidades de saúde municipais.
Programação da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social:
Segunda a sexta: Grupo de sala de espera no CRAS, manhã e tarde
12/08: Roda de conversa na comunidade de Castelhanos, manhã e tarde
20/08: Roda de conversa no CRAS, manhã
21/08: Roda de conversa na comunidade do Bonete, manhã e tarde
Processo seletivo para contratação de professores em SP é prorrogado
Inscrições para as 5000 vagas agora vão até 28 de agosto
Salário mínimo na Venezuela chega a 1 dolar
Valor é de acordo com a taxa de câmbio do Banco Central do país
Lula e Xi Jinping reforçam parceria e buscam ampliar negócios
Presidentes conversaram por telefone
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.