Litoral Norte

Litoral Norte se prepara para evitar catástrofes no período de chuvas

Cidades fazem uso da geointeligência

Escrito por Meon

12 JAN 2024 - 17H50

Divulgação

O Inmet (instituto Nacional de Metereologia) prevê que a partir desta sexta-feira (12/01) o litoral norte deve ser atingindo por grandes volumes de chuvas. A estimativa é que os volumes diários fiquem em torno de 100 mm ao dia, até segunda-feira (15/01). Devido a esse alerta as prefeituras da região devem redobrar os cuidados e o monitoramento de áreas com risco de inundação e ocupações em encostas, no entanto esse trabalho já vem sendo feito ao longo de todo o ano com ajuda da geotecnologia.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

De acordo com o prefeito São Sebastião, Felipe Augusto, a plataforma Geopixel Cidades que vem sendo utilizada pelas secretarias de Habitação e Urbanismo município, desde janeiro de 2022, foi de grande valia no resgate das vítimas das chuvas de fevereiro de 2023 e tem apoiado no planejamento urbano e na prevenção de novos acidentes.

“As ferramentas de geointeligência e gestão municipal são muito importantes para fundamentar as ações do poder público. Estamos priorizando-as para gerar condições para que os servidores e as secretarias façam o planejamento para a reestruturação que queremos promover no município”, disse.

A plataforma implementada por São Sebastião conta com um avançado de mapeamento geoespacial que integra informações cruciais para a gestão de crises e resulta em um uso racional de espaços, melhores sistemas de drenagem e mitigação de riscos, elevando a qualidade de vida dos cidadãos. Outras cidades, como Caraguatatuba e Bertioga, também adotaram soluções semelhantes para enfrentar desafios da gestão.

O prefeito Felipe Augusto enfatiza que a geotecnologia não é apenas uma resposta a crises, mas uma peça fundamental no xadrez do planejamento e regularização urbana. “No contexto de desastres naturais recorrentes, a geotecnologia se destaca como uma ferramenta para um planejamento urbano mais resiliente, garantindo a segurança e qualidade de vida da população”, completou.

Caraguatatuba, cidade do Litoral Norte com mais de 119 mil habitantes, também investiu em geointeligência para planejar o futuro e mitigar riscos. Entre os desafios enfrentados pelas equipes técnicas das Secretarias Municipais de Planejamento, Habitação, Urbanismo, Meio Ambiente e Finanças, que estão sendo solucionados com o uso da tecnologia estão manter os dados sobre o uso e ocupação do solo integrados, atualizados e seguros.

“O recente desenvolvimento do nosso município tem demandado eficiência na gestão pública. Neste sentido, identificamos a necessidade de preparar nossas equipes técnicas com as melhores e mais atualizadas ferramentas do mercado. Estamos em constante busca por soluções inovadoras que aumentem a eficiência da administração do nosso município”, disse Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba.

Desde 2022, a prefeitura adquiriu sistema de monitoramento Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras, o que monitora o órgão em suas ações.

“São períodos de fortes chuvas e mudanças climáticas bruscas que aumentam nossa preocupação com as áreas de risco. Nossas equipes estão todas empenhadas em atender a população, em caso de necessidades e o monitoramento é essencial para apoiar as decisões”, disse.

Entre as ações adotadas pelo município está o cadastramento de todos os imóveis em área de risco pela Defesa Civil, com os nomes dos moradores, números de telefone para que seja traçado um perfil completo do local para avaliação dos riscos, caso haja necessidade de enviar alertas diretamente para essas pessoas ou enviar socorro.

Por: Areta Braga

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...