Litoral Norte

Quatro empresas disputam leilão das travessias por balsa em São Paulo

Certame acontece nesta quinta-feira (13); investimento de R$ 2,5 bilhões

Escrito por Rubens Baracho

11 NOV 2025 - 11H15

Divulgação/GovSp

Quatro empresas apresentaram propostas e vão disputar o leilão do sistema de travessias por balsa do Estado de São Paulo, que será realizado nesta quinta-feira (13), às 16h, na sede da Bolsa de Valores (B3), na capital paulista.

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De acordo com o Governo de São Paulo, duas propostas foram entregues presencialmente e duas de forma online. São elas:

- Acqua Vias SP – Internacional Marítima Ltda. (presencial)

- Comporte Participações S.A. (presencial)

- Consórcio Travessias SP (online)

- CS Infra S.A. (online)

A concessão prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos para operar, manter e administrar as 14 linhas de travessias por balsas do estado. O objetivo é modernizar o transporte com a troca da frota por embarcações elétricas, melhorias em terminais e adoção de novas tecnologias.

O projeto foi elaborado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e aprovado em abril pela Assembleia Legislativa (Alesp), com 62 votos favoráveis e 16 contrários. Segundo o governo, a concessão não vai alterar os valores cobrados nem as gratuidades já existentes.

As linhas incluídas no leilão estão distribuídas entre o litoral e o interior:

Litoral Norte:

- São Sebastião – Ilhabela

Litoral Centro:

- Santos – Guarujá

- Santos – Vicente de Carvalho

- Bertioga – Guarujá

Litoral Sul:

- Cananéia – Ilha Comprida

- Cananéia – Continente

- Iguape – Juréia

- Cananéia – Ariri

Região Metropolitana de São Paulo:

- Bororé – Grajaú

- Taquacetuba – Bororé

- João Basso – Taquacetuba

Reservatório de Paraibuna:

- Porto Paraitinga

- Porto Varginha

- Porto Natividade da Serra

A concessão inclui a compra de 45 novas embarcações, das quais 41 serão elétricas, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e reforçar a segurança ambiental. A substituição das balsas a diesel deve evitar a emissão de cerca de 18 mil toneladas de CO₂ por ano.

O governo também prevê reformas e padronização dos terminais, com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação.

Atualmente, o sistema de travessias transporta cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. A concessionária vencedora ficará com 20% da arrecadação das tarifas, enquanto os outros 80% serão pagos pelo governo estadual.

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Por Rubens Baracho, em Litoral Norte

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