Meon Turismo

Novo Sistema de Travessias Hídricas vai impulsionar turismo no litoral de SP

Novo modelo prevê investimentos de mais de R$ 2,5 bilhões

Escrito por Meon

20 OUT 2025 - 13H00

Divulgação/GovSp

O Governo de São Paulo marcou para o dia 13 de novembro, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, o leilão da concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado, que promete impulsionar o desenvolvimento econômico das regiões atendidas.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Com investimentos previstos de mais de R$ 2,5 bilhões, o projeto inclui a modernização de 14 linhas, que atualmente transportam cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. A proposta prevê a construção de novos terminais, aquisição de embarcações modernas e a requalificação da infraestrutura existente.

O foco do projeto está em regiões estratégicas do litoral paulista, como Baixada Santista, São Sebastião, Ilhabela e Vale do Ribeira, com a expectativa de facilitar o transporte, impulsionar o turismo e fortalecer as economias locais. Durante feriados e alta temporada, a concessionária deverá reforçar a frota, garantindo mais viagens e redução das filas de espera.

Segundo Edgard Benozatti Neto, Diretor-Presidente da Companhia Paulista de Parcerias, a modernização das travessias é um impulso para o desenvolvimento regional, ampliando o acesso a empregos e oportunidades e fortalecendo o turismo no litoral paulista.

A concessão contempla oito linhas litorâneas, três do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e três no Reservatório de Paraibuna, totalizando 45 novas embarcações. A base tarifária atual será mantida, garantindo que os usuários não sofram aumentos de preço com a modernização.

As linhas a serem concedidas incluem: São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Continente, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.

A expectativa é que a concessão transforme o transporte hidroviário paulista, tornando-o mais eficiente, seguro e confortável, ao mesmo tempo em que gera impactos positivos para o turismo e para a economia regional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Turismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.