Mundo

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após insultos de Milei

Presidente chamou Gustavo Petro de 'assassino terrorista'

Escrito por Meon

28 MAR 2024 - 11H24

Reuters

Javier Milei, o presidente da Argentina, afirmou em uma entrevista à rede CNN que Gustavo Petro, da Colômbia, foi um "assassino terrorista". Em resposta, o governo colombiano expulsou os diplomatas argentinos da embaixada de Bogotá nesta quarta-feira (27).

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp

Apenas um trecho da entrevista de Milei foi divulgado. Ao referir-se ao presidente colombiano, ele declarou que "não se pode esperar muito de alguém que era um assassino terrorista".

Milei também criticou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmando: "É um elogio que um ignorante como López Obrador fale mal de mim, isso me enaltece".

Comunicado da Colômbia

O Ministério de Relações Exteriores da Colômbia emitiu um comunicado repudiando as declarações de Milei durante a entrevista, onde ele ofendeu a dignidade do presidente Petro, eleito democraticamente.

Segundo o comunicado, as declarações de Milei "deterioraram a confiança da nossa nação". Esta não é a primeira vez que Milei critica Petro de forma considerada ofensiva pelos colombianos.

Outros incidentes

Em janeiro, a Colômbia convocou seu embaixador na Argentina para consultas, uma forma diplomática de expressar descontentamento com as ações de outro país.

Na ocasião, Milei havia chamado Petro de "um comunista assassino" e afirmou que o presidente estava "afundando a Colômbia".

Naquela época, o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia também emitiu um comunicado afirmando que as declarações de Milei feriram a honra de Petro e foram consideradas desrespeitosas e irresponsáveis.

Histórico das relações entre os países

Historicamente, a Colômbia e a Argentina mantiveram boas relações diplomáticas e comerciais. No entanto, atualmente a Argentina é liderada por um governo ultraliberal, enquanto Petro é o primeiro presidente de esquerda na história da Colômbia.

Petro fez uma insinuação crítica a Milei em um discurso em janeiro, afirmando: "Eles nos atacam como comunistas, como socialistas, dizendo que o Estado é o dono dos meios de produção. Claro, aqueles que nos atacam não têm ideia do que é comunismo ou socialismo".

Na ocasião, Petro afirmou que seu governo busca que os meios de produção estejam nas mãos do povo, e não do Estado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.