Mundo

EUA e China se enfrentam na ONU

Americanos acusam chineses de exportarem tecnologia que ajuda Rússia na guerra

Escrito por Meon

25 JUL 2025 - 21H30 (Atualizada em 25 JUL 2025 - 22H56)

Reprodução

Estados Unidos e China trocaram acusações nesta quinta-feira (25) durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, sobre o envio de produtos com potencial militar à Rússia, em meio à guerra na Ucrânia.

+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

A embaixadora dos EUA na ONU, Dorothy Shea, pediu que países deixem de exportar à Rússia itens de “uso duplo” — produtos civis que também podem ser usados para fins militares, como softwares e componentes tecnológicos. Ela citou diretamente a China e afirmou que Pequim está ajudando a sustentar os ataques russos contra Kiev.

Do outro lado, o vice-embaixador chinês, Geng Shuang, reagiu. Disse que a China não iniciou o conflito, não é parte da guerra, nunca forneceu armas letais à Rússia e controla rigorosamente exportações sensíveis, incluindo drones. Ele ainda acusou os EUA de tentar “transferir a culpa” e alimentar confrontos, ao invés de buscar negociações de paz.

De acordo com a Reuters, motores fabricados na China estariam sendo enviados clandestinamente à Rússia, por meio de empresas de fachada, rotulados como “unidades de refrigeração industrial”. O destino seria uma fabricante estatal de drones, driblando sanções internacionais.

Apesar das trocas de acusações, Washington e Pequim continuam se enfrentando em diferentes arenas diplomáticas, enquanto o conflito na Ucrânia segue sem perspectiva de encerramento próximo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.