O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira (28), uma recompensa de US$ 25 milhões (cerca de R$ 140 milhões) por informações que levem à prisão ou condenação de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. A denúncia foi divulgada em um cartaz oficial da Administração de Repressão às Drogas (DEA), ligado ao governo norte-americano.
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Maduro é acusado de conspiração com o narcoterrorismo, tráfico internacional de cocaína e uso de armas e explosivos para facilitar crimes relacionados ao narcotráfico. Segundo o Departamento de Justiça, o presidente venezuelano lideraria um grupo criminoso conhecido como Cartel de Los Soles — organização que os EUA classificaram como grupo terrorista internacional.
Além de Maduro, também são alvos de investigação e recompensa os ministros venezuelanos Diosdado Cabello Rondón (Interior, Justiça e Paz) e Vladimir Padrino López (Defesa). As autoridades norte-americanas buscam informações que contribuam com os processos criminais contra esses membros do alto escalão do regime.
Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, o Cartel de Los Soles atua diretamente com organizações criminosas como o Cartel de Sinaloa (México) e o Tren de Aragua, grupo de origem venezuelana com atuação em vários países da América Latina.
“O grupo fornece apoio material a organizações terroristas estrangeiras que ameaçam a paz e a segurança dos Estados Unidos”, diz o documento.
A recompensa milionária faz parte do programa de recompensas por narcóticos do governo americano e reforça a posição da Casa Branca em considerar Maduro um inimigo internacional da lei, apesar de ainda exercer oficialmente a presidência da Venezuela.
Passeios exclusivos em Nova York
O que fazer quando você busca uma experiência única
Cantores da RMVale disputam vaga no Mundial de Karaokê na Tailândia
Saiba quem são os representantes da região
Trump dá 10 dias para Putin acabar com guerra na Ucrânia
Presidente americano ameaça sanções se Rússia não avançar em negociações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.