Mundo

Ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morre após ser baleado durante discurso

Homem de 41 anos é suspeito do assassinato e foi preso no local

Escrito por Léo Lenzi

08 JUL 2022 - 13H51 (Atualizada em 08 JUL 2022 - 14H18)

REUTERS/Jorge Silva

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe morreu nesta sexta-feira (8) aos 67 anos após ser baleado durante um discurso em ato de campanha eleitoral na cidade de Nara, no oeste do Japão. Segundo o secretário-chefe do governo, Hirokazu Matsuno, Abe foi atingido pelos disparos às 11h30 do horário local (23h30 de quinta-feira, no horário de Brasília).

+Leia mais notícias da RM Vale

+Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/J9tOJR941pSCHetlODmHS2

A ação aconteceu perto da estação de metrô de Yamato-Saidaiji. De acordo com a tv pública japonesa NHK, dois tiros foram feitos. A informação foi confirmada pela equipe médica do Hospital da Universidade de Medicina de Nara, onde o ex-premiê foi internado.

A bala que atingiu Abe foi profunda o suficiente para atingir seu coração e ele chegou ao centro médico sem sinais vitais, afirmou o chefe da equipe hospitalar responsável pelo atendimento.

O Corpo de Bombeiros de Nara informou à Reuters que o ex-premiê sofreu uma parada cardiorrespiratória antes de ser levado ao Hospital da Universidade de Medicina de Nara.

Shinzo Abe, de 67 anos, é o primeiro-ministro que mais tempo ocupou o cargo no Japão. O membro do Partido Liberal Democrático (LDP) teve dois governos: entre 2006 e 2007 e 2012 e 2020. Conservador, ele deixou o cargo em agosto daquele ano por motivos de saúde. No momento do disparo ele discursava em favor de Kei Sato, um membro da câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.

The Asahi Shimbun/Getty Images
The Asahi Shimbun/Getty Images
Suspeito de assassinar premiê japonês é detido


Atirador

O principal suspeito de ter realizado os disparos foi preso logo após os tiros. De acordo com informações divulgadas pela polícia local, Yamagami Tetsuya, um homem desempregado de 41 anos, confessou ter atirado no premiê e disse ainda que odeia um certo grupo não especificado, ao qual achava que Abe estava ligado.

A polícia informou que a arma utilizada no crime é de fabricação caseira. “O material da arma caseira era uma mistura de metal e madeira”, afirmaram.

Uma equipe policial revistou o apartamento de Tetsuya e encontrou outras armas e explosivos no local. Os vizinhos foram orientados a deixarem suas moradias preventivamente, enquanto as investigações apuram a segurança do ambiente.

A morte checou a população japonesa, pois além do assassinato em si, é muito difícil algum cidadão conseguir acesso a uma arma no país.

Brasil

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil divulgou nota oficial lamentando a notícia e enviou condolências à família de Abe. O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias no país. A nota ainda condena a violência e relembra o relacionamento entre as nações durante o governo do ex-primeiro ministro japonês. Confira na íntegra:

"O Governo brasileiro recebeu, com tristeza e consternação, a notícia do falecimento do ex-Primeiro-Ministro do Japão Shinzo Abe, vítima de atentado na cidade de Nara. O Presidente da República Federativa do Brasil decretou luto oficial de três dias.

O Brasil condena, nos mais fortes termos, o ataque covarde ao ex-Primeiro-Ministro e soma-se ao governo e ao povo do Japão no repúdio a todo tipo de violência política, que atenta contra nossos valores compartilhados de defesa da democracia e da paz.

O ex-Primeiro-Ministro Abe trabalhou de maneira incansável pelo aprofundamento da amizade Brasil-Japão. Durante seu governo, as relações bilaterais elevaram-se para o patamar de Parceria Estratégica e Global, revelando o reconhecimento da importância do relacionamento em todos os seus aspectos: político, econômico, humano. Abe sempre cultivou interlocução com o Brasil no mais alto nível, e sua presença na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 simbolizou o afeto entre os dois países.

O Governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família e aos amigos do ex-Primeiro-Ministro Abe, ao governo e ao povo do Japão.".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Léo Lenzi, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.