Mundo

FBI terá base contra o Hezbollah na tríplice fronteira do Paraguai

Objetivo é combater as ações da milícia na América do Sul

Escrito por Meon

15 AGO 2025 - 15H30

Getty Images

O Paraguai vai instalar um centro antiterrorismo com apoio do FBI para atuar contra o Hezbollah e o crime organizado na região da Tríplice Fronteira, que abrange Brasil, Argentina e Paraguai. O anúncio foi feito pelo ministro do Interior paraguaio, Enrique Riera, que confirmou que a unidade ficará em Assunção e contará com 15 policiais treinados pelo FBI. A base também terá presença no lado paraguaio da fronteira.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Segundo Riera, o Paraguai classifica o Hezbollah como organização terrorista e está trabalhando em parceria com os Estados Unidos para combater suas ações. Ele ressaltou que o combate se estenderá a todos os membros do grupo, não apenas aos armados. Em maio, o governo norte-americano ofereceu até US\$ 10 milhões por informações sobre a rede financeira do Hezbollah na região, com o objetivo de interromper suas fontes de financiamento.

O centro também vai atuar contra o crime organizado, que, segundo o ministro, tem ligação direta com atividades terroristas. Além do treinamento com o FBI, os agentes paraguaios recebem capacitação com os Carabineros do Chile e a polícia colombiana. O trabalho envolverá maior coordenação com o ministro da Justiça do Brasil, Ricardo Lewandowski, e com a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich.

O projeto se insere no âmbito do Comando Tripartite, criado em 1996 para promover ações conjuntas de segurança entre os três países. Em maio, durante reunião ministerial do Mercosul, Brasil, Argentina e Paraguai renovaram o acordo de cooperação policial, que prevê troca de informações com sigilo e inclui ações antiterrorismo. No Brasil, a base de inteligência está em Foz do Iguaçu (PR), sob coordenação da Polícia Federal, e terá integração com o novo centro paraguaio para combater facções, lavagem de dinheiro e terrorismo, num cenário em que o crime organizado é tratado como ameaça transnacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.