Embora essa façanha marque um enorme progresso, o verdadeiro desafio agora é encontrar aplicações práticas para toda essa capacidade teórica.
O novo computador quântico da Alphabet superou o Frontier ao rodar um algoritmo de referência, um teste criado para avaliar as habilidades do sistema. Esse algoritmo fez, em apenas minutos, o que o supercomputador Frontier levaria mais de 10^24 anos para concluir – um tempo muito maior que a idade do próprio universo.
Esse feito demonstra uma aceleração impressionante em comparação ao que foi anunciado pelo Google cinco anos atrás, quando afirmaram que poderiam resolver um problema de 10.000 anos em apenas minutos. Contudo, embora o algoritmo não tenha aplicações práticas conhecidas no momento, essa demonstração é fundamental para o futuro da computação quântica.
Segundo Hartmut Neven, fundador do Google Quantum AI, o foco não está apenas na velocidade teórica, mas em provar que um computador quântico pode resolver problemas que são impossíveis para os computadores clássicos. "Se você não consegue vencer ao menos um problema teórico, também não será capaz de resolver um problema útil", disse Neven. A empresa tem como meta apresentar um caso de uso prático ainda em 2025, que apenas um computador quântico seria capaz de resolver.
Com bilhões de dólares investidos por governos e empresas de tecnologia em todo o mundo, a promessa de supremacia quântica — que traz a possibilidade de resolver problemas muito mais rápido que os computadores tradicionais — continua a atrair atenção de investidores e especialistas. O objetivo é que, no futuro, a computação quântica não apenas revolucione áreas como segurança, inteligência artificial e simulações complexas, mas também ofereça vantagens comerciais e militares significativas.
Nubank ultrapassa o Itaú e se torna o 3º maior banco do Brasil
Com 100,7 milhões de clientes, fica atrás apenas da Caixa e Bradesco
Jacareí: Acesso ao Parque Meia-Lua, pela Via Dutra, será interditado neste domingo (26)
No local, será instalado radar de velocidade
Dia Mundial de Combate à Hanseníase é neste domingo (26)
Conheça sintomas e tratamentos da doença
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.