Pesquisadoras da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara realizaram um estudo inovador que revela como as flutuações hormonais durante o ciclo menstrual provocam alterações estruturais no cérebro. Publicada na revista Human Brain Mapping, a pesquisa descreve as mudanças que ocorrem em diversas regiões do cérebro à medida que os níveis de hormônios como estrogênio e progesterona variam.
A pesquisa acompanhou 30 mulheres ao longo de seus ciclos menstruais, utilizando exames de ressonância magnética para monitorar as mudanças cerebrais em diferentes fases: menstruação, ovulação e fase lútea média. Durante essas etapas, foram também medidos os níveis hormonais, e os resultados indicaram variações no volume de substância cinzenta, substância branca e até do líquido cefalorraquidiano.
Segundo as autoras do estudo, Elizabeth Rizor e Viktoriya Babenko, essas alterações não se restringem apenas às áreas do cérebro tradicionalmente associadas ao ciclo menstrual, sugerindo que a interação entre hormônios e cérebro pode afetar diversas regiões cerebrais de maneira mais ampla do que se pensava anteriormente.
Essas descobertas podem ajudar a entender melhor como os hormônios influenciam o comportamento, a cognição e até condições como a tensão pré-menstrual (TPM) e o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), além de outros quadros psiquiátricos e neurológicos. O estudo destaca a importância de considerar os efeitos dos hormônios nas funções cerebrais ao tratar dessas condições.
Prefeitura faz campanha de vacinação no jogo da Águia
São José enfrenta o Oeste pela Copa Paulista
São José começa os Jogos Regionais com títulos no Judô
Veja a agenda completa da competição
São José abre inscrições para Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
Interessados podem se inscrever até 28 de julho
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.