Mundo

Incêndio destrói prédio da Antiga Bolsa de Copenhague

Torre é um dos marcos da cidade

Escrito por Meon

16 ABR 2024 - 09H57

Reuters

Um grande incêndio devastou o edifício histórico da antiga Bolsa de Copenhague nesta terça-feira (16).

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp

A torre de 54 metros de altura com suas caudas entrelaçadas em espiral, desabou em meio às chamas. Encomendada pelo rei Cristian IV e construída entre 1619 e 1640, a torre era uma característica distintiva do horizonte urbano de Copenhaga.

As imagens do incêndio trouxeram lembranças da destruição da catedral de Notre-Dame, em Paris, em 2019. O edifício, em processo de restauração, abrigava uma coleção valiosa de obras de arte e artefatos históricos. As conclusões que levaram ao incêndio ainda estão sob investigação.

Situado próximo do Parlamento Dinamarquês, o prédio já serviu como sede da Bolsa de Copenhague e atualmente é a Câmara de Comércio Dinamarquesa. As autoridades isolaram parte do centro da cidade para facilitar as operações dos bombeiros. Funcionários da Câmara de Comércio e pessoas que passavam pelo local uniram esforços para salvar artesãos do interior do prédio em chamas. O chefe dos bombeiros declarou estar fazendo o possível para preservar o que pode ser salvo. A Câmara de Comércio emitiu uma declaração descrevendo a situação como terrível.

O edifício, originalmente destinado a mercados de chá e especiarias, apresentava imagens de dragões no teto, simbolizando proteção contra inimigos e incêndios. Essas imagens eram consideradas parte essencial da herança arquitetônica da cidade. O rei Frederik lamentou a perda irreparável para a identidade histórica de Copenhague.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.