Mundo

Javier Milei toma posse na Argentina

Cerimônia aconteceu neste domingo (10)

Escrito por Meon

10 DEZ 2023 - 16H09 (Atualizada em 10 DEZ 2023 - 16H17)

REUTERS/Matias Baglietto

O libertário Javier Milei, tomou posse neste domingo (10), como presidente da Argentina para um mandato de quatro anos e enfrentará o desafio de resolver uma profunda crise econômica e estabelecer alianças para assegurar sua governabilidade.

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Em seu discurso de posse, Milei declarou que o país enfrenta uma situação financeira crítica, destacando a necessidade de um "tratamento de choque", pois não há espaço para abordagens gradualistas. Comprometeu-se a realizar um "forte ajuste nas contas públicas" e descreveu a herança deixada pelo governo anterior como a pior da história.

A cerimônia de posse ocorreu no Congresso Nacional, onde Milei assinou o livro de juramento ao som do lema "Viva la libertad, carajo!" e recebeu o mandato presidencial de Alberto Fernández. Durante o evento, seus apoiadores manifestaram entusiasmo nas ruas, defendendo a expansão dos serviços privados e cortes nos serviços públicos.

Economistas alertam que Milei enfrentará uma inflação três vezes maior do que os governos anteriores. Em seu primeiro discurso como presidente, Milei anunciou medidas fiscais, enfatizando que "não há mais dinheiro" e defendeu um ajuste fiscal de 5 pontos do PIB, principalmente no setor público.

Ao longo do evento, Milei reiterou seu compromisso em enfrentar a crise econômica, prometendo uma nova era para a Argentina. O ex-presidente Jair Bolsonaro compareceu à posse, junto com outros líderes estrangeiros, enquanto a segurança foi reforçada, incluindo a presença do presidente ucraniano Volodimir Zelenski.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...