O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, fez declarações contundentes nesta sexta-feira (5) durante as orações semanais do islã em Teerã, afirmando que Israel “não durará muito” e convocando “todos os muçulmanos” a se unirem contra o país. Este foi o primeiro sermão que Khamenei comandou em cinco anos, realizado em homenagem a Hasan Nasrallah, líder do Hezbollah, que foi morto em um ataque israelense no Líbano.
Durante seu discurso, Khamenei elogiou os recentes ataques do Irã contra Israel, descrevendo-os como “atos legítimos”, e fez referência ao ataque do Hamas ao sul de Israel no ano passado, que resultou na morte de 1.200 pessoas e desencadeou a guerra em Gaza. O líder iraniano também expressou que a resistência na região se manterá firme, apesar das perdas de líderes como Nasrallah e Ismail Haniyeh, chefe do Hamas.
Khamenei enfatizou que Israel não consegue prejudicar significativamente o Hezbollah e o Hamas e que a luta do Hezbollah é crucial para toda a região. O Irã lançou cerca de 200 mísseis contra Israel na última terça-feira, como parte de uma retaliação pelas mortes dos líderes. Em resposta ao aumento das tensões, o presidente americano Joe Biden comentou sobre possíveis ataques a instalações petrolíferas do Irã.
No Líbano, bombardeios israelenses atingiram a região de Masnaa, cortando uma importante rodovia que conecta o país à Síria, e cerca de 310.000 pessoas fugiram para evitar o conflito. O chanceler iraniano, Abbas Araqchi, visitou Beirute, reafirmando o apoio do Irã ao Líbano em meio à crise.
Avança a confiança no turismo paulista
Crescimento em cinco dos principais segmentos
DER fará interdições na Rio-Santos entre 4 e 8 de novembro
Obras em trechos de Ubatuba e Caraguá
São José EC inicia a pré-temporada para Série A2
Águia disputa o Campeonato Paulista de 2025
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.