O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 10% a países alinhados ao Brics, não foi tema de preocupação entre os líderes do bloco. A declaração foi dada após o encerramento da cúpula do Brics nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro, que reuniu os 11 países membros e representantes de outras dez nações parceiras.
Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
"Na reunião do Brics ninguém tocou nesse assunto, ou seja, como se não tivesse ninguém falado. Não demos nenhuma importância a isso", disse Lula, durante coletiva de imprensa ao final do encontro.
O presidente brasileiro ainda criticou a postura de Trump, que usou uma rede social para anunciar a possível medida tarifária. "Sinceramente, eu nem acho que eu deveria comentar, porque eu não acho uma coisa muito responsável e séria o presidente da república de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo através da internet", afirmou.
Receba as notícias do dia - clique AQUI
Lula também fez questão de destacar que os países são soberanos e que ações como a mencionada por Trump podem ser respondidas com reciprocidade. “Existe a lei da reciprocidade. Respeito é muito bom. A gente gosta de dar e gosta de receber. E é preciso que as pessoas leiam o significado da palavra soberania. Cada país é dono do seu nariz”, enfatizou.
Além disso, o presidente brasileiro comentou as declarações recentes de Trump em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Trump afirmou que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil. Lula rebateu: “Esse país [o Brasil] tem leis. Esse país tem regra. Esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, deem palpite na sua vida e não na nossa”.
Enchentes no Texas causam mais de 100 mortes
Busca por sobreviventes se torna cada vez mais difícil
Elon Musk perde R$ 68,4 bi em um dia após lançar partido político nos EUA
Mesmo com as perdas, segue como homem mais rico do mundo
Edinho Silva é eleito novo presidente nacional do PT
Político tinha apoio velado do presidente Lula
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.