Mundo

Rodrigo Paz é o novo presidente da Bolívia

Eleição encerra 20 anos de governos de esquerda

Escrito por Meon

20 OUT 2025 - 08H30

Reuters/Claudia Morales

O candidato do PDC (Partido Democrata Cristão), Rodrigo Paz, foi eleito presidente da Bolívia em uma tendência irreversível, segundo informou o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país. Senador e ex-prefeito de Tarija, Paz conquistou a vitória em um pleito marcado por ineditismos e mudanças significativas no cenário político boliviano.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Esta foi a primeira eleição presidencial da Bolívia decidida em segundo turno, um marco na história política do país. Rodrigo Paz disputou a presidência com Tuto Quiroga e obteve apoio decisivo do ex-presidente Evo Morales no segundo turno. Morales, líder histórico do MAS (Movimento ao Socialismo), declarou ter “votado por obrigação”, após o partido sofrer uma derrota inédita já no primeiro turno.

Paz assume a presidência com o desafio de enfrentar a grave crise econômica que atinge a Bolívia. Durante a campanha, defendeu a descentralização do governo e políticas voltadas ao fortalecimento do setor privado, ao mesmo tempo em que prometeu manter os programas sociais existentes.

A vitória de Rodrigo Paz representa uma guinada política à direita no país e inaugura uma nova etapa no cenário boliviano, marcada pelo equilíbrio entre reformas econômicas e manutenção de políticas sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.