O candidato do PDC (Partido Democrata Cristão), Rodrigo Paz, foi eleito presidente da Bolívia em uma tendência irreversível, segundo informou o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país. Senador e ex-prefeito de Tarija, Paz conquistou a vitória em um pleito marcado por ineditismos e mudanças significativas no cenário político boliviano.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Esta foi a primeira eleição presidencial da Bolívia decidida em segundo turno, um marco na história política do país. Rodrigo Paz disputou a presidência com Tuto Quiroga e obteve apoio decisivo do ex-presidente Evo Morales no segundo turno. Morales, líder histórico do MAS (Movimento ao Socialismo), declarou ter “votado por obrigação”, após o partido sofrer uma derrota inédita já no primeiro turno.
Paz assume a presidência com o desafio de enfrentar a grave crise econômica que atinge a Bolívia. Durante a campanha, defendeu a descentralização do governo e políticas voltadas ao fortalecimento do setor privado, ao mesmo tempo em que prometeu manter os programas sociais existentes.
A vitória de Rodrigo Paz representa uma guinada política à direita no país e inaugura uma nova etapa no cenário boliviano, marcada pelo equilíbrio entre reformas econômicas e manutenção de políticas sociais.
PF apreende drogas e 18 aves em operação no Aeroporto de Guarulhos
Ação foi realizada entre sexta (17) e sábado (18)
Careca do INSS omite imóvel e empresas no exterior à Receita
Lobista preso pela PF
35,5 mil estudantes da RMVale fazem o Saeb a partir desta segunda (20)
Sistema de Avaliação de Ensino do Governo Federal são aplicadas a cada 2 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.