O candidato do PDC (Partido Democrata Cristão), Rodrigo Paz, foi eleito presidente da Bolívia em uma tendência irreversível, segundo informou o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país. Senador e ex-prefeito de Tarija, Paz conquistou a vitória em um pleito marcado por ineditismos e mudanças significativas no cenário político boliviano.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Esta foi a primeira eleição presidencial da Bolívia decidida em segundo turno, um marco na história política do país. Rodrigo Paz disputou a presidência com Tuto Quiroga e obteve apoio decisivo do ex-presidente Evo Morales no segundo turno. Morales, líder histórico do MAS (Movimento ao Socialismo), declarou ter “votado por obrigação”, após o partido sofrer uma derrota inédita já no primeiro turno.
Paz assume a presidência com o desafio de enfrentar a grave crise econômica que atinge a Bolívia. Durante a campanha, defendeu a descentralização do governo e políticas voltadas ao fortalecimento do setor privado, ao mesmo tempo em que prometeu manter os programas sociais existentes.
A vitória de Rodrigo Paz representa uma guinada política à direita no país e inaugura uma nova etapa no cenário boliviano, marcada pelo equilíbrio entre reformas econômicas e manutenção de políticas sociais.
São Sebastião discute vale-alimentação de R$ 1 mil para vereadores
Análise está prevista para esta terça-feira (11)
Toninho Colucci confirma pré-candidatura a deputado federal
Prefeito de Ilhabela atende a pedidos de lideranças regionais
Projeto de lei em São José propõe defesa pessoal nas aulas de educação física
Proposta do vereador Senna quer ensinar luta corporal nas escolas municipais
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.