Mundo

Trump assina decretos para acelerar energia nuclear nos EUA

Foco é construir reatores menores para atender big techs

Escrito por Meon

23 MAI 2025 - 21H00

reprodução

O presidente Donald Trump assinou nesta sexta-feira (23) quatro decretos para impulsionar a energia nuclear civil nos Estados Unidos. A medida busca destravar a burocracia, acelerar licenciamento e construir reatores menores, voltados principalmente para atender empresas de tecnologia e inteligência artificial, que possuem alto consumo de energia.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

“É a hora da energia nuclear, e estamos indo com tudo”, afirmou Trump durante a assinatura no Salão Oval. A meta é quadruplicar a capacidade de produção de energia nuclear nos próximos 25 anos. Segundo a Casa Branca, o prazo para aprovar novos reatores vai cair para até 18 meses.

Trump garantiu que acelerar os processos não colocará a segurança em risco. Os Estados Unidos seguem como a maior potência nuclear civil do mundo, com 94 reatores em operação — muitos deles com mais de 40 anos.

Corrida energética e disputa com a China

O plano também mira reforçar a mineração e enriquecimento de urânio nos EUA, já que o país cortou a compra do material da Rússia em 2024, após a invasão da Ucrânia. Segundo o secretário do Interior, Doug Burgum, o avanço da energia nuclear é estratégico para os Estados Unidos vencerem a disputa global em inteligência artificial.

+ Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI

A decisão acompanha o movimento de outros países. A França planeja construir até 14 novos reatores, enquanto a China tem 27 em obras e a Rússia segue como líder na exportação de usinas nucleares.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.