O presidente Donald Trump assinou nesta sexta-feira (23) quatro decretos para impulsionar a energia nuclear civil nos Estados Unidos. A medida busca destravar a burocracia, acelerar licenciamento e construir reatores menores, voltados principalmente para atender empresas de tecnologia e inteligência artificial, que possuem alto consumo de energia.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
“É a hora da energia nuclear, e estamos indo com tudo”, afirmou Trump durante a assinatura no Salão Oval. A meta é quadruplicar a capacidade de produção de energia nuclear nos próximos 25 anos. Segundo a Casa Branca, o prazo para aprovar novos reatores vai cair para até 18 meses.
Trump garantiu que acelerar os processos não colocará a segurança em risco. Os Estados Unidos seguem como a maior potência nuclear civil do mundo, com 94 reatores em operação — muitos deles com mais de 40 anos.
Corrida energética e disputa com a China
O plano também mira reforçar a mineração e enriquecimento de urânio nos EUA, já que o país cortou a compra do material da Rússia em 2024, após a invasão da Ucrânia. Segundo o secretário do Interior, Doug Burgum, o avanço da energia nuclear é estratégico para os Estados Unidos vencerem a disputa global em inteligência artificial.
+ Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI
A decisão acompanha o movimento de outros países. A França planeja construir até 14 novos reatores, enquanto a China tem 27 em obras e a Rússia segue como líder na exportação de usinas nucleares.
Previsão do tempo em São José para sábado (1)
Pancadas de curta duração, porém intensas, são previstas
Guarda Civil Municipal de Jacareí celebra 65 anos
Cerimônia marcou aniversário da corporação e anunciou reforço no efetivo
Tarcísio oferece efetivo policial de SP para monitorar áreas ocupadas no Rio
Apoio foi oferecido após operação que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e Alemão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.