Mundo

Trump anuncia investigações contra cartéis por terra na Venezuela

O presidente acusa Maduro de chefiar rede de narcotráfico

Escrito por Meon

30 SET 2025 - 14H50

Alex Wong/Getty Imagens

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a associar a Venezuela ao narcotráfico e fez novas ameaças contra o regime de Nicolás Maduro. As declarações foram dadas nesta terça-feira (30/9), em uma base militar no estado da Virgínia, antes de um encontro com o secretário de Guerra, Pete Hegseth, diante de centenas de generais.

Segundo Trump, as operações militares já realizadas no Caribe impediram a entrada de drogas em território norte-americano. Ele afirmou que os EUA agora irão “investigar os cartéis por terra”.

“Vamos ver o que acontece com a Venezuela. Eles têm sido muito perigosos com drogas e com outras coisas”, disse o republicano.

Ações militares no Caribe

Até o momento, o governo norte-americano informou que destruiu três embarcações de origem venezuelana que transportavam drogas nas águas internacionais do Caribe. Os ataques foram realizados por uma frota de navios de guerra equipados com mísseis guiados.

Além disso, centenas de fuzileiros navais foram deslocados para Porto Rico, e ao menos dez caças F-35 foram enviados à região para reforçar a vigilância e combater possíveis traficantes.

Trump reiterou que a mobilização tem como objetivo desarticular os cartéis de drogas supostamente ligados a Maduro, classificado pelos EUA como chefe do cartel de Los Soles.

“Começamos a usar o poder supremo das Forças Armadas dos Estados Unidos para destruir os terroristas e as redes de tráfico da Venezuela lideradas por Maduro. Vamos eliminá-los da existência”, afirmou o presidente.

Estado de exceção na Venezuela

Em resposta à escalada das ameaças, Nicolás Maduro decretou estado de exceção na Venezuela nessa segunda-feira (29/9). O decreto amplia os poderes do presidente em situações de “agressão externa”, permitindo ações diretas de defesa e restrições a liberdades civis.

O governo venezuelano tem intensificado o recrutamento de militares e o preparo de tropas navais, alegando risco de ataque dos Estados Unidos.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.