A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou nesta quinta-feira (11/9) a quebra dos sigilos bancário, telemático e fiscal de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como o principal operador do esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
As denúncias vieram à tona em reportagens do Metrópoles publicadas a partir de dezembro de 2023, que mostraram a explosão na arrecadação de entidades beneficiadas por mensalidades descontadas diretamente da folha dos segurados. Em apenas um ano, o valor chegou a R$ 2 bilhões, enquanto associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações.
A CPMI também aprovou a quebra de sigilos de Maurício Camisoti, suspeito de se beneficiar do esquema, e de suas empresas. Além deles, Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS demitido pelo presidente Lula após a operação Sem Desconto, da Polícia Federal, também terá seus dados financeiros e fiscais analisados.
No total, foram mais de 300 requerimentos aprovados, incluindo a quebra de sigilo de sindicatos e entidades como a Conafer, Ambec e Sindnapi, além de dirigentes como Aristrides Veras, presidente da Contag e irmão do deputado Carlos Veras (PT-PE). O colegiado também solicitou ao Coaf relatórios de inteligência financeira para aprofundar as investigações.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
SJC: Lançamento oficial do Caminho do Ouro Paulista será nesta sexta-feira (12) na Agrotech
Evento celebra reconhecimento da rota turística que liga seis municípios da RMVale
Projeto cria roteiro ‘Caminho das Intercessoras’ na RMVale
Iniciativa visa fortalecer turismo de fé na região
Pode lavar toalha com lençol: regras e cuidados
Passo a passo, temperaturas, higiene e secagem sem mistério
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.