Politica

CPMI aprova quebra de sigilos do “Careca do INSS”

Comissão investiga esquema de descontos indevidos

Escrito por Meon

11 SET 2025 - 14H00

reprodução

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou nesta quinta-feira (11/9) a quebra dos sigilos bancário, telemático e fiscal de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como o principal operador do esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

As denúncias vieram à tona em reportagens do Metrópoles publicadas a partir de dezembro de 2023, que mostraram a explosão na arrecadação de entidades beneficiadas por mensalidades descontadas diretamente da folha dos segurados. Em apenas um ano, o valor chegou a R$ 2 bilhões, enquanto associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações.

A CPMI também aprovou a quebra de sigilos de Maurício Camisoti, suspeito de se beneficiar do esquema, e de suas empresas. Além deles, Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS demitido pelo presidente Lula após a operação Sem Desconto, da Polícia Federal, também terá seus dados financeiros e fiscais analisados.

No total, foram mais de 300 requerimentos aprovados, incluindo a quebra de sigilo de sindicatos e entidades como a Conafer, Ambec e Sindnapi, além de dirigentes como Aristrides Veras, presidente da Contag e irmão do deputado Carlos Veras (PT-PE). O colegiado também solicitou ao Coaf relatórios de inteligência financeira para aprofundar as investigações.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.