O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no Tribunal Superior Eleitoral. Ele é acusado de violar sigilo funcional, coagir durante o curso de processo, obstruir investigação relacionada a organização criminosa e promover a abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Segundo a PGR, entre maio e agosto de 2024, Tagliaferro teria vazado à imprensa diálogos mantidos com servidores do STF e do TSE, com o objetivo de desacreditar as instituições eleitorais e minar investigações em andamento. A acusação sustenta que essas ações foram alinhadas aos interesses de uma organização criminosa que disseminava notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação.
A denúncia também aponta que, após deixar o país, o ex-assessor ameaçou divulgar novas informações sigilosas, em uma conduta que configura coação no curso do processo. Para o Ministério Público, essas atitudes contribuíram para a disseminação de dados sensíveis e para a tentativa de desestabilização das instituições republicanas.
O caso avança quatro meses depois de Tagliaferro ter sido indiciado pela Polícia Federal, que concluiu que o vazamento foi consciente e proposital, com a intenção de atingir a imagem do ministro Alexandre de Moraes. A defesa do ex-assessor, no entanto, nega a autoria dos vazamentos e afirma que os indícios apresentados são frágeis.
Agora, caberá ao Supremo decidir se recebe ou rejeita a denúncia, definindo os próximos passos do processo em meio a um cenário de tensão envolvendo imunidade funcional, liberdade de imprensa e a preservação da democracia.
Justiça reduz pena de Thiago Brennand
Pena caiu de 10 para 8 anos e pagamento de indenização
Está aberto o processo seletivo para contratação de professores em SP
Inscrições para as 5000 vagas vão até 28 de agosto
Paraguai declara Cartel de los Soles como terroristas
O FBI instalou uma base no país para combater esses grupos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.